Outros

XXIV Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul: Ministros da Agricultura concordam em fortalecer a agricultura familiar e marcos regulatórios para OGM

Ministros da Agricultura e seus representantes concluiu o XXIV Encontro Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), realizada em Punta del Este, Uruguai


Publicado em: 31/10/2012 às 14:50hs

XXIV Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul: Ministros da Agricultura concordam em fortalecer a agricultura familiar e marcos regulatórios para OGM

A reunião ministerial foi conduzido pelo presidente pro tempore do CAS, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Norberto Yauhar e anfitrião da reunião, o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Tabaré Aguerre.

Além disso, a Cimeira foi assistido por Jorge Barahona, Ministro da Bolívia de Terras, Edilson Guimarães, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Gustavo Rojas, diretor do Escritório do Gabinete de Estudos e Pesquisas Agrícola Chile (ODEPA), Panfilo Ortiz, Diretor Geral de Planejamento, Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai.
 
No caso aprofundado sobre temas como a coordenação entre os países para fortalecer a produção e comercialização de produtos alimentares, especialmente a agricultura familiar, o uso da biotecnologia agrícola nos países membros do CAS, o reforço da posição regional em negociações internacionais e relações comerciais com ênfase especial sobre a China, um tema que foi discutido na última reunião em Santiago do Chile.

De acordo com o ministro Yauhar disse que "os países têm a obrigação conjunta para os países mais pobres (...) a melhor maneira de resolver isso é para discutir o que a melhor estratégia para enfrentar um novo mundo com novos desafios.”.

Por sua parte, o ministro Aguerre Tabaré, disse que "os países do CAS estamos em uma posição privilegiada: na reserva mundial agrícola passada. Esta é uma oportunidade para os agricultores, que devem considerar a inovação como alavanca de competitividade estrutural”.

Na reunião ministerial foram assinados duas declarações, chamado "Declaração I: Políticas Agrícolas nos Países da CAS" e "Declaração II: Estado de Organismos Geneticamente Modificados Países CAS".

Em relação à primeira declaração, os ministros declararam sua intenção de "promover e fortalecer os instrumentos necessários para a integração eficiente da agricultura familiar na cadeia de produção de alimentos para consolidar e acessar novos mercados internacionais", além de fortalecer as ações para promover a implementação do seguro agrícola, de acordo com as necessidades de cada país no CAS, a fim de reduzir o risco e vulnerabilidade, especialmente na agricultura de pequena escala".

Ministros também impulsionar e fortalecer "gestão eficiente da água, como este é um recurso essencial para o desenvolvimento da agricultura", disse ele.

Em relação ao II Declaração, os Secretários de Estado indicou que o reforço "marcos regulatórios relacionados a organismos geneticamente modificados (OGM)," a fim de garantir o tratamento adequado destes organismos. Eles também se comprometeram a reforçar o "diálogo e habilidades em relação ao tratamento de OGM nas negociações do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança para dirigir, se possível, posições comuns regionais."

A CAS reúne os ministros de 2003 para o sistema agrícola da região articulação e coordenação de atividades em políticas públicas para o setor.

Fonte: Consejo Agropecuario del Sur CAS

◄ Leia outras notícias