Publicado em: 30/03/2012 às 15:40hs
O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, afirmou nesta quinta-feira (29) que o novo Código Florestal brasileiro seguirá o caminho do equilíbrio entre a produção e a preservação do meio ambiente.
“Não vamos fazer o Código Florestal dos sonhos, vamos fazer o Código Florestal do bom senso”, disse, durante evento sobre a agricultura brasileira promovidopelo jornal “Financial Times”, em Londres.
Segundo o ministro, a nova legislação brasileira, atualmente em tramitação no Congresso, representará os objetivos daqueles que acreditam na preservação do meio ambiente, mas que também creem que a produção é fundamental para elevar a produção de alimentos no mundo.
Mendes Ribeiro disse que os esforços brasileiros nessa área serão demonstrados em junho, durante a conferência Rio+20. “Nosso grande desafio é aumentar a produção de alimentos e, ao mesmo tempo, preservar o pulmão do mundo que é a Amazônia.”
Estrangeiros
No evento, o secretário de Relações Internacionais do ministério da Agricultura, Célio Porto, disse que após a discussão sobre o Código Florestal, deve entrar em foco no Congresso a nova legislação brasileira para a regulamentação da compra de terras por estrangeiros.
Segundo ele, o objetivo é evitar a especulação e impedir que a aquisição de terras por fundos soberanos de outros países crie questões de soberania.
“Não é uma preocupação só do Brasil, a FAO tem feito discussões e a Argentina recentemente regulou a matéria”, disse. Estrangeiros avaliam que existe incerteza regulatória sobre a matéria, o que limita os investimentos nesse setor no País.
O secretário rebateu a avaliação ao dizer que há outros formas de obter sucesso investindo no Brasil, como por meio da compra de grãos.
Fonte: Agência Estado
◄ Leia outras notícias