Outros

UBABEF participa de encontro com Secretário de Defesa Agropecuária

O novo RIISPOA foi o tema do encontro, que contou com participação de várias entidades da produção animal


Publicado em: 16/08/2012 às 15:00hs

UBABEF participa de encontro com Secretário de Defesa Agropecuária

O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, o diretor de Mercados, Ricardo Santin, e o diretor de Produção, Ariel Antônio Mendes participaram hoje de encontro com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ênio Marques Pereira. A reunião aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na capital paulista.

Também participaram da reunião o superintendente federal de Agricultura de São Paulo, José Tadeu de Faria, os presidentes da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS), Pedro de Camargo Neto, e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Antônio Camardelli, o vice-presidente do Sindirações, Ariovaldo Zanni, entre dezenas de presidentes e diretores de entidades ligadas à produção animal.

Na oportunidade, os líderes das várias entidades presentes reiteraram a importância da agilização dos processos para a entrada em vigor do novo Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. O RIISPOA foi criado pelo Decreto 30.691, de 1952, e em quase 60 anos passou por apenas três atualizações.

Segundo o secretário Ênio Marques, a regulamentação do novo RIISPOA está em tramitação por órgãos jurídicos do próprio ministério. Conforme informou, esse processo enfrenta diversos obstáculos, como o seu próprio tamanho, com mais de 8.000 páginas com detalhamentos e atualizações.

Reiterando a importância da rápida aprovação do regulamento, o presidente da UBABEF lembrou que essa atualização vem sendo negociada há anos entre os setores público e privado.

“Sabemos, porém, que os representantes do Ministério têm movido grandes esforços para a finalização deste processo, por isso, temos confiança que em breve contaremos com a entrada em vigor da norma. A mudança no RIISPOA é vital para o agronegócio. Ganharemos em desburocratização, em aprimoramento de controles, em ferramentas mais modernas para a emissão de licenças. É uma legislação nova para um novo agronegócio e um novo Brasil”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ubabef

◄ Leia outras notícias