Publicado em: 10/07/2012 às 16:00hs
O encontro contou ainda com a realização da primeira reunião bilateral do Grupo de Trabalho de Comércio Brasil-Indonésia, criado pelos governos com o objetivo de negociar as atuais barreiras comerciais existentes entre os dois países.
O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, e o gerente de Relações com o Mercado, Adriano Zerbini, participaram ontem(9) da primeira rodada de palestras do encontro entre os países da América Latina e do Sudeste Asiático, durante o Asean Latin Business Forum 2012. O evento segue até hoje (10), em Jacarta (Indonésia).
O Fórum foi aberto pelo presidente da República da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono. Em seu discurso, Yudhoyono ressaltou o interesse e o compromisso das dez maiores economias do Sudeste Asiático – membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) - com os países latino-americanos. Segundo o presidente, o potencial de crescimento do comercio entre as duas regiões é imenso e deve ser explorado pelo setor privado e promovido pelos governos.
Anfitrião do evento, o ministro do Comércio da Indonésia, Gita Wirjawan, afirmou que a distância entre as duas regiões do planeta não pode se constituir em barreira para a aproximação econômica. “O próprio ministro ressaltou que a superação das barreiras comerciais é a forma mais eficiente de aproximação”, disse Turra, participante do evento a convite de Wirjawan.
O encontro
O governo brasileiro é representado no evento pelo embaixador do Brasil em Jacarta, Paulo Soares, e pela secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Tatiana Prazeres.
O encontro contou ainda com a realização da primeira reunião bilateral do Grupo de Trabalho de Comércio Brasil-Indonésia, criado pelos governos com o objetivo de negociar as atuais barreiras comerciais existentes entre os dois países. Por solicitação da Ubabef, a abertura do mercado da Indonésia para a carne de aves do Brasil integrou a agenda da reunião. “Tentaremos eliminar barreiras que a Indonésia têm imposto nas negociações para a abertura, iniciadas em 2009”, explica Turra.
Ainda hoje (10), o presidente da Ubabef participará de um painel sobre segurança alimentar e sustentabilidade nos países da ASEAN. Turra destacará a intenção do setor exportador avícola brasileiro em ser parceiro nas estratégias de segurança alimentar dos países da região.
Fonte: Assessoria de imprensa Ubabef
◄ Leia outras notícias