Outros

Teto tarifário será reduzido nas ferrovias

Até o fim do próximo mês o governo federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), reduzirá o teto tarifário para o transporte ferroviário em todo país


Publicado em: 23/08/2012 às 19:40hs

Teto tarifário será reduzido nas ferrovias

Com a medida, a revisão das tarifas ficam limitadas. Na prática, porém, ainda não é possível saber se será suficiente para baratear os custos do transporte, explica o coordenador executivo do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz. Ele lembra que o produtor rural do Estado paga entre US$ 120 e US$ 130/tonelada pelo transporte até o porto de Santos.

“Esse valor é cobrado pelas tradings, responsáveis em transferir a carga ao concessionário dos trilhos”. Em Mato Grosso, o transporte ferroviário é administrado pela América Latina Logística (ALL). Valor praticado pela empresa no transporte dos produtos não foi informado e, por meio da assessoria de imprensa, disse que só se pronunciará sobre a decisão do governo quando for oficializada.

De acordo com o coordenador executivo do Movimento Pró-Logística, o teto da tarifa poderá ser reduzido em até 25%, dependendo do produto transportado, o trajeto percorrido, entre outros fatores que influenciam no custo logístico. Atualmente esses fatores são considerados na elaboração da tabela do teto tarifário pelo governo. Orientadas pelo teto atual, as empresas definem os preços que adotarão para realizar o transporte. “Em julho do ano passado a ANTT apresentou 3 resoluções e neste ano divulgará mais uma, revendo o teto das tarifas”.

Vaz observa que há poucas concessionárias administrando o transporte ferroviário no país, sendo que a maioria delas detém as concessões desde a década de 90. A ALL está entre as principais concessionárias, assim como a Vale e MRS Logística.Com a mudança, há a possibilidade de reduzir a exclusividade na prestação dos serviços de transporte ferroviário.

Fonte: A Gazeta

◄ Leia outras notícias