Publicado em: 02/05/2012 às 16:30hs
Operações de teste tiveram início dois dias após a liberação da Licença de Operação (LO) no dia 23 de abril e a inauguração oficial está marcada para 26 de maio. As informações são do secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), Francisco Vuolo. As obras em Rondonópolis, próxima etapa da ferrovia, já contam com cerca de 10 quilômetros de trilhos assentados.
De acordo com o secretário, os testes duram de 15 a 20 dias. “O terminal de Itiquira já está operando, porém em fase de teste, que iniciou dois dias após o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Minerais Renováveis (Ibama) liberar a LO. A inauguração oficial está agendada para o dia 26 de maio, o que depende agora é da conciliação das agendas das autoridades de Brasília, como a presidente Dilma Rousseff e a ministra Ideli Salvatti”.
A construção do complexo custou R$ 40 milhões e deverá movimentar 2,5 milhões de toneladas de grãos, óleo de soja e madeira ao ano, com capacidade estática de 100 mil toneladas/dia. O terminal possui cerca de 6 km de extensão, e está localizado em uma área de quase 70 hectares. É o terceiro complexo ferroviário no Estado e irá atender produtores da região sul de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul.
Rondonópolis – Conforme Vuolo, em Rondonópolis as obras já estão avançadas tanto do terminal quanto dos trilhos. “De Itiquira a BR-163 já estamos avançados entre cinco e 10 quilômetros de trilhos assentados, bem como os trabalhos de terraplanagem. O mesmo ocorre com as obras do terminal. Esperamos que com Rondonópolis não tenhamos o mesmo problema com a liberação da LO”, revela Vuolo.
Quanto a Cuiabá, o secretário comenta que os projetos e estudos para trazer os trilhos já estão em fase de preparação.
Fonte: Folha do Estado
◄ Leia outras notícias