Publicado em: 19/04/2012 às 17:40hs
A garantia foi dada ontem (18), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Minerais Renováveis (Ibama), ao governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa, em reunião em Brasília.
O presidente do órgão, Francisco Marques, garantiu a entrega da Licença Operacional (LO) necessária para o seu funcionamento do terminal ferroviário de Itiquira. Previsto para ter iniciado as operações em março, o empreendimento continua a depender dessa licença para entrar em atividade.
A garantia é de que a LO será entregue até o final desta semana, ou, “no mais tardar”, até semana que vem. De acordo com o governador Silva Barbosa, os representantes da América Latina Logística (ALL) que estavam presentes na audiência, informaram que após a concessão da Licença, o terminal poderá operar em sete dias.
Segundo o secretário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes de Mato Grosso, Francisco Vuolo, a falta da Licença é o último entrave para o pleno funcionamento do terminal. Após esta reunião, Vuolo acredita que o terminal de Itiquira possa começar suas operações ainda em abril.
Conforme o deputado estadual, Airton Português (PSDB), que estava presente na reunião, a notícia é uma das melhores para o Estado. “O avanço que esse terminal representa para Mato Grosso é a melhor notícia da semana. Com ele, o Estado ampliará muito mais seus negócios durante os próximos anos”, conclui.
IMPORTÂNCIA
A construção do complexo custou R$ 40 milhões e deverá movimentar 2,5 milhões de toneladas de grãos, óleo de soja e madeira ao ano. Mesmo sem uma data determinada, terminal está próximo a entrar em atividade. Ao entrar em funcionamento, o empreendimento irá atender produtores da região sul de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul. Sua capacidade estática será de 100 mil toneladas/dia.
O terminal tem aproximadamente 6 km de extensão, com uma área de quase 70 hectares e será o terceiro complexo ferroviário no Estado. O primeiro foi inaugurado em 2001 no município de Alto Taquari com capacidade de descarga de 300 caminhões/dia.
Fonte: Folha do Estado
◄ Leia outras notícias