Publicado em: 19/03/2013 às 11:10hs
A Embrapa Gado de Corte irá sediar no próximo dia 25 de Março, em Campo Grande (MS), mais um Encontro de Inovação Tecnológica em Defesa Agropecuária promovido pelo projeto InovaDefesa.
O Encontro de Inovação estará voltado para o controle de microorganismos em indústrias de alimentos, tais como frigoríficos e indústrias de laticíneos. "O controle de microorganismos em agroindústrias é um tema crítico. Falhas tanto nos sistemas de autocontrole da agroindústria quanto no sistema de inspeção podem colocar em risco a saúde pública”, afirma o coordenador do projeto InovaDefesa e professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Evaldo Ferreira Vilela.
Com o trabalho Estudo do resfriamento de carcaças de frango em chiller de imersão em água, o pesquisador Bruno Augusto Mattar Carciofi, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), irá apresentar métodos alternativos de pré-resfriamento de carcaça de aves em substituição ao método de imersão em tanque com água gelada. Para falar de microrganismos deteriorantes, patogênicos e emergentes em alimentos de origem animal, a pesquisadora e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Débora da Cruz Payão Pellegrini , apresentará aos participantes, Caracterização fenotípica e genotípica de biofilmes de Salmonella sp. em indústrias de alimentos e fábricas de ração. Já o pesquisador Luiz Guilherme Dias Heneine, Ph.D. em Imunologia da Fundação Ezequiel Dias, falará sobre Teste de imunoenzimático para identificar diferentes espécies de carne em alimentos carneos in natura ou processados.
“O objetivo do Encontro de Inovação é trazer novas tecnologias, metodologias para análise, identificação e controle de microorganismos em indústrias de alimentos”, afirma o coordenador do projeto, que pretende reunir pesquisadores da área de microbiologia de alimentos (cárneos) e representantes do setor privado e de órgãos oficiais de inspeção e vigilância. “Pretendemos gerar negócios e alavancar parcerias para a indução de inovação tecnológica aplicada à Defesa Agropecuária e o resultado esperado é a melhoria nos processos de monitoramento e controle de microorganismos em agroindústrias”, conclui Evaldo Vilela.
Os interessados em participar do encontro poderão confirmar presença pelos telefones: (31) 3235-3423 ou 3235-3497 com Rebeca Souza (rebecacaroliny@gmail.com) e Andréa Stancioli (andrearstancioli@gmail.com).
Fonte: Embrapa Gado de Corte
◄ Leia outras notícias