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Superagro 2012 recebeu público de 70 mil pessoas em oito dias de feira

A Superagro encerrou com sucesso no domingo (8), uma das suas edições mais diversificadas, com a presença de diversos segmentos do agronegócio. Em oito dias, a feira recebeu público de cerca de 70 mil pessoas, visitação que se manteve dentro das expectativas dos promotores do evento


Publicado em: 14/06/2012 às 10:40hs

Superagro 2012 recebeu público de 70 mil pessoas em oito dias de feira

A Superagro é uma promoção do Governo de Minas - por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) - da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG e realizou sua oitava edição no período de 3 a 10 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte (MG).

Para o presidente da Faemg, Roberto Simões, “o evento foi um sucesso. Tudo que foi trazido, tanto pelo Senar Minas quanto pela Vila da Agricultura Familiar, teve grande aceitação do público. Fui informado que houve expositores que precisaram sair para buscar mais mercadorias”, disse. Ainda analisando os eventos do Pavilhão Expominas, o dirigente disse que “a Expocachaça correspondeu às expectativas. Foi um ano excelente, sem problemas, com um evento da melhor qualidade, atendendo a todos que compareceram e se superando em relação aos anos anteriores”, disse. O presidente da Faemg ressaltou também a qualidade dos animais apresentados na Exposição Agropecuária, com exemplares da elite do rebanho mineiro. “Este é um momento onde também podemos conferir os resultados dos investimentos realizados pelos criadores no melhoramento genético dos animais de várias raças, o que destaca Minas no cenário da pecuária nacional ”, completou.

O secretário de Agricultura de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, lembrou que a Superagro mostrou mais uma vez a diversidade do agronegócio mineiro. “O evento já se consolidou como sinônimo de sucesso, devido à variedade de atrativos que é oferecida ao público que visita a feira, e pela oportunidade de realização de bons negócios. Minas se destaca tanto na agricultura familiar quanto na agricultura empresarial”, enfatizou.

Leilões - Neste ano, a Superagro realizou sete leilões e o faturamento chegou a cerca de R$ 5 milhões. “Este desempenho mostra que obtivemos bons resultados. Mais uma vez a Superagro se confirmou como um evento de sucesso. Em oito edições, o evento só melhora de ano para ano. Além dos negócios que propicia entre empresas e produtores, a Superagro é também uma festa popular, que agrada ao público, especialmente da grande cidade, basicamente urbano, como Belo Horizonte”, ressaltou Altino Rodrigues Neto, diretor-geral do IMA.

O ranking dos sete pregões realizados na Superagro teve como líder o Leilão São Judas Tadeu e Atalho, da raça campolina, que faturou R$ 1,120 milhão com a venda de 35 lotes de animais. Em seguida vieram o Leilão Guzerá Villefort e Convidados (com faturamento de R$ 1,075 milhão e venda de 32 lotes de animais); Pampa (R$ 800 mil e 40 animais vendidos);  11º Leilão dos Associados da Associação Brasileira do Jumento Pêga -  ABCJPêga (R$ 800 mil e  33 animais comercializados); 1º Leilão Gir Villefort e Convidados ( R$ 737 mil e venda de 32 lotes de animais ); 10º Leilão Pônei Show (R$ 258 mil e 41 lotes vendidos) e 5ª Edição do Leilão Super Brahman Genética Para R$ Todos (R$ 173 mil e comercialização de 28 lotes).

PUCVET e Minas Leite - A Oitava edição da Superagro trouxe muitas novidades. Entre elas o PUCVET, evento técnico-científico sobre odontologia equina, bovinocultura de leite e pequenos animais, realizado pela PUC Minas (Unidade Betim), com palestras que reuniram cerca de 1800 inscritos em 20 atividades realizadas, entre debates, mesas-redondas, palestras e minicursos. “Ficou evidenciada a importância da parceria entre as instituições ligadas à produção de conhecimento com uma feira de negócios”, afirmou a coordenadora do PUCVet, Maria Coeli Gomes Reis Lage.

Novidade também com o Seminário do Programa Minas leite, que reuniu cerca de 600 produtores de várias regiões do Estado, além de estudantes de medicina veterinária e profissionais com atuação no setor. “O Seminário teve um impacto bastante positivo junto aos produtores, principalmente porque foram escolhidos temas próximos à realidade, ao dia a dia do pecuarista. Durante as apresentações, os próprios produtores iam identificando e comentando sobre os problemas em suas propriedades. Foi um evento bem participativo e interativo”, avaliou Alessandra Félix Sena Botelho, assessora Técnica da Seapa e coordenadora do Seminário.

Durante a Superagro, foram premiados os vencedores do segundo concurso de redação com o tema “O leite nosso de cada dia”. O concurso foi promovido pelo Programa Minas Leite da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o apoio das secretarias de Educação e de Defesa Social, com o apoio do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais  (Silemg). O objetivo do concurso foi despertar a conscientização dos alunos das escolas estaduais mineiras sobre a importância do leite e derivados na alimentação diária.

Pratos sofisticados - Outra novidade que agradou ao público foi a cozinha experimental do Senac-MG, que realizou oficinas onde os participantes aprenderam o preparo de receitas com produtos da agricultura familiar. Foram 12 oficinas com público total de 364 pessoas. “Esta iniciativa propiciou aos alunos do Senac-MG a oportunidade de exercitarem a criatividade e de se informarem a respeito de nossa cultura, utilizando novos insumos.  O público foi atraído pela divulgação e teve acesso a novas receitas e aos produtos, o que incrementou as vendas nos estandes. Por outro lado, o agricultor pôde ver seu produto transformando numa prato saboroso e sofisticado. A resposta foi muito boa e considero que vale a pena continuar com este projeto junto ao Senac-MG”, avaliou Giselle Renault,  coordenadora de Apoio às Organizações Rurais da Superintendência de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura de Minas e da Cozinha Experimental.

Bicampeonato e agricultura familiar - Pelo segundo ano consecutivo, o produtor José Baltazar da Silva, do município de São Roque de Minas (Região da Canastra) venceu o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal que, neste ano, realizou sua quinta edição.  “Eu não esperava acontecer de novo, e não estou nem acreditando. Fiquei muito feliz com o resultado”, afirmou o produtor, conhecido na região como ‘Zé Mário’. A agricultura familiar também esteve presente, com 42 estandes trazendo diversos produtos. “Os produtos tiveram boa saída, especialmente o queijo, mas todos os outros como mel, artesanato e aqueles do agroextrativismo tiveram boa receptividade junto ao público”, informou Ignes Botelho Figueiredo Matias, assessora Técnica da Secretaria de Agricultura e coordenadora da Vila da Agricultura Familiar. O produtor Artur Ferreira Lima, de Campina Verde, fez algumas prospecções para a exportação de 5 toneladas por mês de farinha temperada para o  Chile, por meio da Câmara do Comércio Brasil/Chile. 

Expovet – Na sua terceira edição consecutiva, a Expovet - Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários registrou a participação de 85 expositores. “O aumento foi de 20% em relação ao número de participantes do ano passado”, afirmou Fabiana Braz, organizadora do evento. Ela argumenta que esse crescimento do número de empresas propiciou o aumento do portifólio e a variedade de produtos e marcas na feira. “Recebemos a visita de pessoas de 310 cidades de Minas e os expositores elogiaram a qualidade profissional do público que visitou a feira”, argumentou.

Expocachaça - Parte do calendário cultural de Minas Gerais há 15 anos, a Expocachaça encerrou sua 20ª edição se consagrando, mais uma vez, como a principal feira nacional do setor. O evento apresentou aos visitantes, empresários e apreciadores, aproximadamente 450 rótulos de cachaças de todo o país, além da participação do Mercadão de São Paulo, com a Família Mendonça. Outro diferencial desta edição foram as apresentações culturais. Para José Lúcio Mendes, diretor de Marketing da Expocachaça, esta edição foi inesquecível. “Conseguimos oferecer ao público um evento coletivo, onde negócios e entretenimento cultural foram os grandes aliados”, disse.

Neste ano trabalharam na Superagro cerca de 4 mil pessoas, o que confirma o evento como importante gerador de empregos em Belo Horizonte.

Mais informações: www.superagro2012.com.br ou facebook.com/superagro2012

Fonte: Assessoria de Imprensa Superagro 2012

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