Publicado em: 10/05/2012 às 18:30hs
Este desempenho dos negócios no campo destaca o agronegócio na economia mineira, uma vez que o setor responde por cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.Minas Gerais lidera a produção nacional de leite, com 8,4 bilhões de litros em 2010, equivalentes a 25% do total nacional, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado possui também o segundo maior rebanho bovino do Brasil, com 23,8 milhões de animais e o maior plantel de equinos (cerca de 800 mil exemplares). Além disso, o Estado lidera a produção brasileira de cachaça de alambique (artesanal), com 260 milhões de litros por ano, o equivalente a 60% da produção nacional. Minas é destaque também com o segundo lugar no ranking nacional da produção de ovos, feijão, açúcar e alho. Outro forte indicador econômico é que, no ano passado, o agronegócio de Minas bateu recorde nas exportações, com US$ 9,7 bilhões, comercializando seus produtos agropecuários para mais de 100 países.
Nesse cenário positivo, será realizada a oitava edição da Superagro – feira do agronegócio mineiro -, entre os dias 03 e 10 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira /Expominas. A feira é uma realização do Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).
Diversidade - O evento tem uma programação diversa que inclui, entre outros, a 52ª Exposição Estadual Agropecuária, com bovinos de corte e leite, equídeos, caprinos, ovinos e búfalos. Além dos julgamentos que vão escolher os melhores exemplares de cada raça, serão realizados também oito leilões. É o momento em que os produtores rurais apresentam os resultados dos investimentos realizados no melhoramento genético dos rebanhos. A Expocachaça reúne representantes de toda a cadeia produtiva do setor. Aqueles que se dedicam à produção, comercialização, estudo e desenvolvimento tecnológico do agronegócio da cachaça e da cana-de-açúcar. Na Expovet, produtos para saúde, nutrição e bem-estar dos pequenos animais. O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal vai escolher os cinco melhores produzidos em diversas regiões do Estado, de acordo com as normas sanitárias do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). E a Vila da Agricultura Familiar valoriza um setor que responde por cerca de 70% dos produtos da cesta básica dos brasileiros.
Negócios
A Superagro reúne empresas que apresentam ao mercado novidades em insumos de suporte à atividade agropecuária. Para os produtores, é a oportunidade de ter acesso ao que melhor se adequa à sua atividade. A feira apresentará tratores, veículos de carga e utilitários, equipamentos para o manejo de bovinos, ordenhadeiras, troncos, balanças, produtos para saúde e nutrição animal, material genético para inseminação artificial de bovinos e animais de outras raças, entre outros.
Novidades - Entre as novidades desta edição, a Superagro terá a cozinha experimental do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Minas), com o preparo de pratos especiais, utilizando como ingredientes principais os produtos da agricultura familiar; o Festival de Caipirinhas e Caipifrutas, na Expochaça, com vários estandes e bartenders fazendo as bebidas. O público poderá comprar as bebidas e votar para eleger a melhor caipirinha e o melhor bartender.
Novidades também com o Ciclo de Palestras do evento PUCVET – iniciativa da PUC Minas (Unidade Betim) com a Superagro, abordando os temas odontologia equina, bovinocultura de leite e pequenos anima, e o Seminário Minas Leite, com a presença de agricultores de diversas regiões do Estado.
Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, a Superagro chega à oitava edição, comprovando sua importância para o produtor rural, que pode conhecer os produtos e novas tecnologias que são muito úteis ao trabalho no campo. “Essa ponte entre as empresas fornecedoras e os produtores rurais é importante para que o agricultor conheça o que pode agregar para aumentar e melhorar a sua produção. O recorde do PIB agrícola mineiro registrado no ano passado (R$ 118 bilhões) e a tendência de crescimento do agronegócio de Minas, já nesse início de ano, nos deixam otimistas de que a feira vai possibilitar bons negócios, afirma”.
Segundo o presidente da Faemg, Roberto Simões, depois da crise econômica mundial de 2008 e 2009, o setor agropecuário vivencia uma retomada extremamente vigorosa e os resultados serão mostrados na Superagro, que é um dos principais eventos do agronegócio nacional. “Produtores, empresários e o público em geral podem esperar uma grande mostra de produtos e serviços, além de uma programação cultural da maior qualidade. De nossa parte, estamos trabalhando para oferecer aos visitantes da Superagro 2012 o melhor do campo”, finaliza.
Fonte: SEAPA MG - Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
◄ Leia outras notícias