Outros

Subcomissão do leite visitou oito estados

A subcomissão do leite, vinculada à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, encerrou no dia 10 agosto, em Fortaleza, CE, o ciclo de reuniões regionais


Publicado em: 17/08/2012 às 08:10hs

Subcomissão do leite visitou oito estados

Os encontros são parte da agenda que prevê a definição de representantes que levarão as demandas locais para a Política Nacional do Leite, que deve ser elaborada entre os dias 2 e 8 de novembro, durante a Conferência Nacional do Leite, em Brasília, DF.
 
Desde março, os parlamentares da subcomissão do leite realizaram assembleias no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e Minas Gerais. No Ceará, representantes do Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí, e Bahia, também participaram das reuniões e elegeram seus delegados.
 
Entre os temas comuns nos encontros regionais destacam-se a necessidade de fixação de preço mínimo para os produtores, o combate aos cartéis na produção dos insumos lácteos e a definição de mecanismos de proteção do mercado interno de importação de produtos subsidiados, além da redefinição da carga tributária sobre leite in natura.
 
“Com as propostas alinhadas poderemos estabelecer uma política permanente que garanta estabilidade ao produtor”, afirma o relator da Subcomissão, deputado federal Alceu Moreira. De acordo com o parlamentar, o Nordeste tem 140 mil ha para irrigação, com investimento, a região que hoje importa 50% do que consome, será autossuficiente em cinco anos.

“O Nordeste tem grande potencial para a produção leiteira, basta que se invista em irrigação e assistência técnica. Além da produção de leite de cabra, que é uma característica da região, observamos que, nas áreas irrigadas a capacidade de produção leiteira é equivalente às principais bacias leiteiras do País”, afirmou.

Fonte: Portal DBO

◄ Leia outras notícias