Outros

São Sebastião da Grama recebe etapa da Copa Matsuda Mangalarga

Desfile das bandeiras, julgamento da classe de pelagens e prova de maneabilidade estarão entre as atrações do evento


Publicado em: 06/06/2012 às 18:00hs

São Sebastião da Grama recebe etapa da Copa Matsuda Mangalarga

O Rancho Bigorna, comandado pelos mangalarguistas Silvio Parizi e Dalva Marques, receberá no mês de junho a tradicional Copa de Andamento de São Sebastião da Grama (SP). A prova, que será válida como segunda etapa aberta da Copa Matsuda Mangalarga 2012, promete trazer este ano uma série de novidades.

A programação do evento terá início na manhã do sábado 16 de junho. A cerimônia de abertura deverá, aliás, incluir o desfile dos criatórios participantes. “Por este motivo, já estamos solicitando antecipadamente que os expositores que possuam bandeiras de seus haras levem-nas neste dia para poder marcar presença nesta bonita apresentação que abrirá as atividades da Copa de São Sebastião da Grama”, destaca Dalva Marques.

A organizadora da etapa ressalta ainda que a programação do domingo 17 de junho contará com os julgamentos dos campeonatos e ainda com a disputa de uma aguardada prova de maneabilidade. O evento, além disso, deverá distribuir atraentes premiações, entre as quais estarão duas motos zero quilômetro.

A etapa de São Sebastião da Grama abrirá também um importante espaço para a participação de animais de pelagens diferenciadas, como pampas, tordilhos, castanhos e pretos ou zainos.

O Rancho Bigorna está localizado nas dependências do Sítio Fartura, localizado no quilômetro 255 da Rodovia Lourival Lindório de Faria, a SP 344. Para obter mais informações sobre o evento, que conta com a chancela da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), escreva para ranchobigorna@terra.com.br ou telefone para (19) 9736-0053.

Progressivo, equilibrado e macio

Conhecido por sua aptidão como cavalo de sela, o Mangalarga tem como grande diferencial o seu andamento progressivo, equilibrado e macio. As provas de andamento foram criadas justamente para valorizar essa marcante característica da raça. Nessas disputas, os animais concorrentes são avaliados em diversos quesitos, como: deslocamento (cobertura de rastro e progressão da passada), comodidade, sincronia e elegância da movimentação, ausência de movimentos parasitas e regularidade e disposição.

Apesar de separados em classes diferentes, tanto machos como fêmeas participam da disputa, subdivididos em categorias conforme a idade. A competição deste ano contará, além disso, com a inclusão de categorias voltadas especificamente para animais de pelagens diferenciadas e para cavalos castrados.

Considerada a principal competição funcional da raça, a Copa Matsuda Mangalarga passará este ano por cinco estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Bahia. Até o momento estão agendadas oito etapas abertas e três etapas regionais, além da prova final, prevista para acontecer no mês de novembro na cidade de São Paulo. Para participar da etapa decisiva, no entanto, os concorrentes precisarão obter o índice exigido pela ABCCRM, somando pontos ao longo da temporada tanto nas provas abertas, que possuem um peso maior dentro do sistema de credenciamento, como nas disputas regionais da competição.

Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.cavalomangalarga.com.br ou pelo telefone (11) 3673-9400.

Fonte: Assessoria de Imprensa ABCCRMangalarga

◄ Leia outras notícias