Publicado em: 19/07/2012 às 12:20hs
A Portaria nº 642, publicada no Diário Oficial da União de 13 de julho, cria o Grupo de Trabalho que vai propor a estrutura desse novo sistema. O anuncio tinha sido adiantado pela presidente da República, Dilma Rousseff durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, em Brasília. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é coordenador na região sul da Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural, destaca a importância do governo voltar atenção para esses importantes segmentos o que irá oportunizar melhorias nas atividades agrícolas e pecuárias.
O Grupo de Trabalho sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (GT-ATER) iniciarão as atividades nesta semana com intuito de detalhar as ações necessárias para criação de um novo órgão de assistência técnica e extensão rural.
O deputado Afonso Hamm, que já foi diretor administrativo da Emater/RS e conhece a realidade deste segmento, esteve reunido com o presidente da Frente Parlamentar, deputado federal Zé Silva, para destacar algumas ações que deverão ser inseridas na construção desta proposta. Entre elas, está a ampliação do volume de recursos destinados à Ater para que haja maior abrangência no atendimento e assim, suprir a demanda principalmente dos agricultores familiares e médios produtores. “A criação de um órgão nacional de Ater possibilitará melhor atendimento e garantia de recursos para a execução das atividades, em especial da agricultura familiar, responsável pela produção de mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros”, argumenta Hamm ao demonstrar otimismo no fortalecimento do Sistema Brasileiro de Ater.
O GT-ATER deve entregar um relatório final após 45 dias da publicação desta portaria. O documento vai considerar as diferenças regionais existentes no território nacional para atender a todos os segmentos de produtores e apresentará as demandas e contribuições para a formação do novo sistema.
Fonte: Assessoria de Imprensa Dep. AFONSO HAMM
◄ Leia outras notícias