Outros

Sinergias entre agricultura e meio ambiente são vitais para enfrentar as mudanças climáticas

Casos em Costa Rica, Equador, México, República Dominicana e Uruguai foram destacados como exemplos de trabalho conjunto na mitigação e adaptação, em fórum técnico do IICA


Publicado em: 19/11/2012 às 09:10hs

Sinergias entre agricultura e meio ambiente são vitais para enfrentar as mudanças climáticas

Alcançar sinergias entre os setores ambiental e agrícola é fundamental para ter êxito na mitigação e adaptação às mudanças climáticas, uma prioridade para os países da América Latina e Caribe, dada sua vulnerabilidade ante este fenômeno.
 
“As sinergias intersetoriais não são opcionais, são obrigatórias”, disse David Williams, gerente do Programa de Agricultura, Recursos Naturais e Mudanças Climáticas do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), ao concluir um fórum técnico realizado em San José, e transmitido a todo o hemisfério, onde foram compartilhadas experiências de parcerias deste tipo de 5 países: Costa Rica, Equador, México, República Dominicana e Uruguai.
 
Nestes países, desde 2011, está em ação um projeto com recursos do Fundo de Cooperação Técnica do IICA (FonCT) para apoiar a geração de bens públicos e sinergias entre os ministérios de Agricultura e Meio Ambiente, que promovem a redução da vulnerabilidade do agro frente aos desafios das mudanças climáticas, por meio de sua adaptação e mitigação das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.
 
“As atividades agrícolas produzem gases de efeito estufa e contribuem para as mudanças climáticas, mas também podem contribuir para sua mitigação. Por isso, os setores da agricultura e meio ambiente devem coordenar suas ações”, destacou Jeanette Cárdenas, coordenadora do projeto.
 
Mais informações,
http://www.iica.int/Esp/prensa/paginas/comunicadoprensav1.aspx?cp=799 ou david.williams@iica.int

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias