Publicado em: 23/02/2012 às 19:20hs
A ideia é levantar sugestões para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2012/13 que serão encaminhadas posteriormente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As propostas das cooperativas serão apresentadas pelo gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra, e pelo analista Robson Mafioletti. Também participam dos debates profissionais da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A reunião inicia às 14h30, na sede da Faep.
Principais pontos - Entre os principais pontos em debate no encontro estarão o crédito rural (programas de custeio e investimento); políticas de comercialização; preços mínimos; seguro agrícola e Proagro; programas específicos para as cooperativas, como o Procap-Agro e o Prodecoop; políticas de comércio internacional; tributação, entre outros itens.
Garantia de renda – De acordo com o gerente técnico e econômico da Ocepar, a expectativa das cooperativas paranaenses é de que o governo implante gradativamente um programa de garantia de renda ao produtor, que contemple uma política de médio e longo prazo para o agronegócio. “A tendência é de que se comece a desenvolver instrumentos que possibilitem proteger o agricultor dos riscos e prejuízos causados pelas quebras de safras causadas por problemas climáticos, como estiagem, geadas ou excesso de chuvas, por exemplo, ou mesmo pelas oscilações de mercado, propiciando, dessa forma, maior segurança e tranquilidade ao produtor rural brasileiro”, afirmou Turra.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR
◄ Leia outras notícias