Publicado em: 23/07/2012 às 13:30hs
Empresários, políticos e produtores rurais discutiram problemas e soluções para o escoamento da produção de Mato Grosso do Sul durante o Seminário de Logística, Infraestrutura e Agronegócio, realizado na sexta-feira (20), no auditório da Casa Rural, em Campo Grande.
O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), foi um dos palestrantes do evento e falou sobre a implantação de novos sistemas de transporte de cargas no estado como a Ferroeste, que deve ligar Mato Grosso do Sul ao Paraná. A rota deve facilitar o escoamento dos produtos destinados à exportação até o Porto de Paranaguá, no entanto, segundo Puccinelli, a viabilidade do projeto ainda está sendo analisada.
O palestrante Luiz Antônio Fayet, consultor da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) afirmou que os custos para o escoamento da produção aumentaram significativamente nos últimos dez anos. "Hoje está até quatro vezes mais caro levar o produto da porteira da fazenda até o portos de embarque. Em Mato Grosso do Sul, a situação é ainda mais critica já que o estado fica a pelo menos 1000 km do litoral. Esse custo acaba sobrando para o produtor", explicou o consultor.
Fayet defendeu ainda a privatização nas rodovias, ferrovias e estruturas portuárias como alternativa para o aumento e a melhoria dos serviços. "É preciso ter essa liberdade de investimentos. Se o governo federal não tem recursos suficientes para investir na infraestrutura, é preciso abrir para a iniciativa privada. Dessa forma, o poder público faria apenas a regulação e a defesa dos usuários, para garantir a cobrança de taxas e pedágios justos", argumentou Fayet.
Segundo informações do governo do estado, soja, carne bovina, madeira, minérios, aves e suínos são os principais produtos de Mato Grosso do Sul destinados à exportação.
O Seminário é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - (Senar/MS) e com a Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural - (Funar/MS).
Fonte: Agrodebate
◄ Leia outras notícias