Outros

Setor de base florestal e deputados debatem a criação de uma secretaria de floresta na AL

Estarão presentes na audiência, órgãos do setor ambiental, presidentes de sindicatos, empresários e demais interessados


Publicado em: 12/04/2012 às 13:30hs

Setor de base florestal e deputados debatem a criação de uma secretaria de floresta na AL

A diretoria do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) participa da audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado na próxima terça-feira, 17 de abril, às 14h, para discutir sobre o setor de Base Florestal de Mato Grosso. Estarão presentes na audiência, órgãos do setor ambiental, presidentes de sindicatos, empresários e demais interessados.

O que originou a audiência foi a Mensagem 110/2011 encaminhada pelo Poder Executivo, propondo a criação da Secretaria Adjunta de Florestas, vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

A proposta de criação de uma pasta específica para atender o setor florestal foi formulada e entregue ao Governo do Estado com o intuito de dar celeridade aos trabalhos realizados pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que pela grande demanda e burocracia atrasam julgamentos de processos e liberação de manejos, que são as principais queixas dos empresários do setor.

A proposta elaborada pelo Cipem e diversas entidades, entre elas a UFMT e AMEF, foi apresentada pela primeira vez aos candidatos ao governo do Estado nas eleições de 2010, inclusive ao atual governador Silval Barbosa, na época também candidato. Depois foi reforçada durante reunião, no Palácio Paiaguás, com o governador do Estado Silval Barbosa, em outubro de 2011.

O projeto em discussão nessa audiência é de autoria do Poder Executivo. “Nós ainda não temos conhecimento desse Projeto de Lei, mas vamos participar da audiência para avaliarmos. Mas, paralelo a isso estamos elaborando um documento com dados básicos, incluindo um documentário em vídeo, para mostrar ao governador a urgência da criação desta pasta específica”, argumentou o presidente em exercício do Cipem, Geraldo Bento.

O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), José Eduardo Pinto também é um defensor da proposta e acredita que a criação dessa secretaria vai contribuir para o desenvolvimento do setor.

“O anseio dos empresários do setor de base florestal do Estado é que se tenha autonomia nos trabalhos, que se dê foco e prioridade aos assuntos da categoria” disse o diretor.

A audiência pública foi proposta pelo deputado estadual Percival Muniz (PPS), que pediu vistas do processo.

Fonte: Cipem-MT

◄ Leia outras notícias