Outros

Senar-MT prepara o futuro

Chegou a hora da sociedade rural apontar as principais necessidades encontradas nas propriedades em relação à qualificação da mão de obra


Publicado em: 02/08/2012 às 18:30hs

Senar-MT prepara o futuro

Isso porque terá inicio no mês de agosto o levantamento de demandas, junto aos sindicatos rurais e parceiros, por cursos e treinamentos para serem inseridas no Plano Anual do Trabalho (PAT) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

"Os supervisores das nove regionais do Senar irão realizar de 13 a 24 de agosto reuniões com representantes dos sindicatos rurais, dos trabalhadores, da prefeitura, do comércio, das associações, assentamentos e demais setores para ouvirem deles quais os treinamentos que eles desejam que sejam realizados em seus municípios em 2013", explica o gerente de Aprendizagem Rural do Senar, Marciel Becker.

Segundo Becker, no PAT aprovado no ano passado estão previstos até dezembro de 2012, 3500 treinamentos e 14 programas especiais, e a expectativa para o ano que vem é aumentar a demanda. “O Senar tem a meta de qualificar 1 milhão de pessoas até 2020 e um dos gargalos da produção está justamente na área de mecanização agrícola, o qual já temos indícios de um procura maior em para 2013”, revela o gerente. "Além disso, estamos lançando pelo menos cinco novos programas especiais que devem ser demandados para o próximo ano, a exemplo do Filhos no Campo e Sucessão Familiar", cita.

Após as reuniões nos municípios as solicitações de treinamentos são consolidadas e apresentadas ao Senar-Central para aprovação orçamentária, só depois dessa fase os cursos entram na programação do Senar de Mato Grosso. Se os presidentes de sindicatos preferirem, ainda, podem fazer a solicitação de novos cursos pelo site do Sistema Famato.