Outros

Seminário em Brasília aborda pesquisa em segurança alimentar e nutricional

Desta terça até quinta-feira (4 a 6), será realizado em Brasília o Seminário de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional, organizado conjuntamente pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)


Publicado em: 04/12/2012 às 10:00hs

Seminário em Brasília aborda pesquisa em segurança alimentar e nutricional

O evento, que tem abertura prevista para as 9 horas, será realizado no Hotel St. Paul, no Setor Hoteleiro Sul, em Brasília, com 100 participantes convidados – este são, basicamente, pesquisadores que estudam a segurança alimentar e nutricional.

No primeiro dia, a mesa de discussões terá o tema “O sistema alimentar global e os desafios para a geração de conhecimento e pesquisas em segurança alimentar e nutricional”. Os expositores são Luciene Burlandy (Universidade Federal Fluminense), João Carlos Costa Gomes (Embrapa-RS) e Renato S. Maluf (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). A moderação será de Elisabetta Recine (Universidade de Brasília).

A mesa 2, que acontece no segundo dia, pela manhã, discutirá “Estado da Arte e demandas brasileiras de pesquisa em segurança alimentar e nutricional”. Participam dessa mesa Eliane Pasquim (MCTI e grupo organizador), Maya Takagi (MDS) e Daniela Frozi (grupo organizador). A moderadora será Ana Maria Segall (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp).

O terceiro e último dia reserva uma discussão sobre financiamento e organização da área de pesquisa em segurança alimentar e nutricional. Esse debate tem como convidados representantes de órgãos federais de pesquisa, com moderação de Renato S. Maluf (UFRRJ).

O evento é fruto de parceria entre Consea, MDS e MCTI, e tem apoio da Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (Abrandh), Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Opsan), Universidade de Brasília (UnB) e Ministério das Relações Exteriores (MRE).