Outros

Secretaria do Tesouro Nacional aprova investimentos do BID no Prodoeste

A STN ? Secretaria do Tesouro Nacional aprovou a contratação do empréstimo junto ao BID ? Banco Interamericano do Desenvolvimento para investimentos no Prodoeste - Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins


Publicado em: 18/05/2012 às 09:10hs

Secretaria do Tesouro Nacional aprova investimentos do BID no Prodoeste

O anúncio da aprovação foi feito pelo Secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, nesta quinta-feira, 17, durante coletiva à imprensa para apresentar os resultados da 12ª Agrotins - Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins.

“A partir de agora, o Prodoeste passa a ser uma realidade, com previsão de o governador Siqueira Campos assinar o contrato do Projeto nos próximos meses”, afirmou Jaime Café. Segundo ele, o Projeto agora será encaminhado ao Senado Federal para que os parlamentares aprovem a concessão de garantia da União. “A STN aprovou esse empreendimento, porque sabe se sua viabilidade econômica e sua importância para o agronegócio brasileiro”, disse Café.

O Prodoeste está orçado em US$ 165 milhões e a maior parte desse valor, 60% será financiado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento. A contrapartida para a execução do projeto ficará a cargo do Governo do Tocantins, que poderá fazer parcerias com o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional ou outras entidades financeiras.

As principais obras a serem realizadas serão: a construção de uma barragem de acumulação no Rio Pium e quatro barragens elevatórias de nível nos rios Pium e Riozinho, construção e melhorias das estradas vicinais, dentre outras intervenções.

Etapas do Projeto


O Secretário Jaime Café acredita que dentro de dois anos a primeira etapa do Prodoeste esteja pronta. A partir daí, os produtores terão a garantia de água para irrigar duas safras e meia ao ano, em 30 mil hectares. Sendo uma safra propícia para o arroz irrigado, durante o período chuvoso, e uma safra e meia para os plantios: feijão, soja, melancia, milho e sorgo.

A implantação de todo o programa Prodoeste beneficiará uma área irrigada de 300 mil hectares, na região Sudoeste do Estado. O programa atenderá principalmente os municípios de Pium, Lagoa da Confusão, Cristalândia, Dueré e Formoso do Araguaia. Em toda essa área será possível produzir 1,8 milhão de toneladas/ano de arroz irrigado, além de um volume semelhante de feijão, soja, melancia, milho e sorgo, durante o período de estiagem. Atualmente, todo o Estado produz cerca de 700 mil toneladas/ano de arroz.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro/TO

◄ Leia outras notícias