Publicado em: 27/04/2012 às 09:30hs
Como parte das atividades do Dia Mundial da Propriedade Intelectual, o Sebrae, em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), lançou o Catálogo de Indicações Geográficas Brasileiras, no início da tarde desta quinta-feira (26).
As Indicações Geográficas (IG) vêm ganhando força nos últimos anos, já que são um diferencial competitivo para os produtos tradicionais brasileiros. Até 2011, o país já tinha uma longa lista de produtos com IG: o café do Cerrado Mineiro (MG), o ovinho do Vale dos Vinhedos (RS), a carne do Pampa Gaúcho (RS), a cachaça de Paraty (RJ), as uvas e mangas do Vale do Submédio São Francisco (BA/PE), o couro acabado do Vale do Sinos (RS), o café da Serra da Mantiqueira (MG), o arroz do Litoral Norte Gaúcho (RS), os vinhos de Pinto Bandeira (RS), o artesanato em capim dourado do Jalapão (TO), os doces de Pelotas (RS), os camarões da Costa Negra (CE), as panelas de barro de Goiabeiras (ES) e o queijo do Serro (MG).
Em 2012, outros itens brasileiros também conquistaram a indicação geográfica, como as peças artesanais em estanho de São João del-Rei (MG), os calçados de Franca (SP), os vinhos dos Vales da Uva Goethe (SC), os queijos da Canastra (MG) e as opalas preciosas e joias artesanais de opalas de Pedro II (PI).
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
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