Publicado em: 21/01/2013 às 18:20hs
O objetivo é informar e tirar dúvidas dos agricultores familiares sobre a adesão à nova renegociação de dívidas do PNCF – Programa Nacional de Crédito Fundiário. Os produtores rurais têm até 28 de março de 2013 para aderir à proposta.
As atividades começarão nos municípios de Tocantínia e Aparecida do Rio Negro, na região Central do Tocantins, somando 93 propriedades assistidas. A equipe será formada por servidores da Superintendência de Assentamentos e Pequenas Propriedades, por meio da UTE – Unidade Técnica Estadual, do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, da DFDA – Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário, da Fetaet – Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado do Tocantins, além de consultores do MDA.
“A nossa intenção é percorrer todos os municípios tocantinenses, repassando aos agricultores familiares à importância dessa adesão à renegociação, por isso estamos reforçando a oportunidade dos agricultores de quitarem suas dívidas”, destacou o coordenador de Crédito Fundiário, José das Crianças da Costa, acrescentando que neste primeiro momento, todos os órgãos envolvidos estarão juntos, para um o nivelamento das informações, posteriormente, as atividades serão divididas em três equipes que atuarão nas comunidades rurais do Estado.
Nova resolução
No início deste mês, o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário - divulgou a nova resolução 4.178, que facilita aos agricultores familiares a adesão à renegociação de dívidas. Na Resolução anterior, a 4.029, os juros variavam de 2% a 5% e as parcelas eram limitadas em apenas seis. Já a atual, 4.178, o juro foi reduzido de 0,5 a 2% e as renegociações ocorrerão em todas as parcelas vencidas e vincendas, até o dia 28 de junho de 2012, dentre outros benefícios.
Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro/TO
◄ Leia outras notícias