Outros

Seagro apresenta projeto do pólo de produção de seringueira de Pium aos parceiros

Estratégias de gestão, atuação dos parceiros e início da implantação do projeto foram alguns dos assuntos tratados, durante reunião na manhã desta sexta-feira (1º), durante apresentação do pólo de produção de seringueira do município de Pium


Publicado em: 04/06/2012 às 14:10hs

Seagro apresenta projeto do pólo de produção de seringueira de Pium aos parceiros

O encontro, ocorreu na sala de reunião da SIC – Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo e foi conduzido pelo diretor de Agroenergia da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Luiz Eduardo Leal.

Na explanação, o diretor distribuiu as atribuições de cada instituição parceira. O Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural e o Sebrae serão responsáveis pela prestação de assistência técnica aos agricultores familiares. O Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural terá a missão de treinar e capacitar os produtores para atuar na atividade. A Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária será responsável pela realização de pesquisa e transferência de tecnologia. Já as instituições financeiras, bancos da Amazônia e Brasil avaliarão os projetos para financiamento.

Segundo Leal, a Seagro conduzirá o projeto, mobilizando, cadastrando os produtores e as ações que serão realizadas pelos parceiros. Além disso, estimulam a comercialização da produção junto às indústrias. Durante a reunião, os envolvidos no projeto, definiram que o curso de capacitação dos técnicos na cultura da seringueira ocorrerá de 28 de agosto a 1º de setembro deste ano.

Projeto

O Governo do Estado, por meio da Seagro, quer impulsionar ainda mais a produção da silvicultura do Tocantins e também ampliar o desenvolvimento da agricultura familiar. Para isso, instalará de três pólos de produção de seringueira no Estado, sendo um no município de Pium, outro em Natividade e o terceiro em Santa Fé do Araguaia. O pólo de Pium será lançado no próximo dia 15 de junho, a partir das 8h, no auditório da Fapaf- Faculdade Antônio Propício Aguiar Franco. Os outros ainda não têm data definida.

De acordo com a diretoria de Agroenergia, a produção de seringueira do município de Pium se concentra em 345 hectares e na região, abrangendo também os municípios de Paraíso do Tocantins e Cristalândia é de 500 hectares.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro/TO

◄ Leia outras notícias