Outros

Seagri busca emendas parlamentares para fortalecer agropecuária

Secretário apresentou aos deputados estaduais, federais e senadores portfólio com 18 projetos estruturantes


Publicado em: 23/10/2012 às 15:00hs

Seagri busca emendas parlamentares para fortalecer agropecuária

“Os recursos aplicados na agropecuária do Estado geram mais empregos em menor tempo”, analisou o deputado estadual Aderbal Caldas, segundo vice-presidente da Assembléia Legislativa, classificando como importantíssimo o portfólio com 18 projetos estruturantes, apresentado nesta manhã (22) pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, aos deputados estaduais, em evento realizado no Hotel Catussaba. “É um verdadeiro cardápio, com tudo, de forma objetiva, que pode carrear emendas orçamentárias”, afirmou Caldas, lembrando que o Estado tem vasta área agrícola. O encontro realizado pela manhã contou com a presença maciça dos deputados estaduais. Pela parte, quase todos os deputados da bancada federal compareceram.

“Está é uma feliz iniciativa da equipe do secretário Eduardo Salles, e acredito que vai gerar bons resultados”, considerou Caldas, que representou o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo. Durante a tarde desta segunda-feira, o portfólio foi apresentado aos deputados federais, que aplaudiram a iniciativa pioneira e se mostraram dispostos a incluir emendas. O inédito encontro sobre perspectivas de parcerias para incremento e modernização do setor agropecuário da Bahia recebeu elogios dos parlamentares. “Em muitos anos de atividade parlamentar, nunca vi iniciativa tão importante”, disse o deputado Zé Neto, destacando que o trabalho da Seagri apresenta soluções para problemas existentes no Estado.

Bancada federal

“A bancada baiana na Câmara dos Deputados não se furtará a essa parceira. Pode contar conosco”, disse o deputado federal Daniel Almeida, coordenador da bancada. Ele destacou que no dia 31 deste mês a bancada tem reunião marcada para eleger os critérios para definição de emendas, e enfatizou que “esse debate estimula as emendas individuais”. Almeida considerou pertinente o portfólio apresentado, apontando que os programas incluídos são importantes para melhorar as condições de vida no campo. Ele louvou o trabalho da Seagri, destacando que “nunca vi um órgão público apresentar um cardápio como esse, sistematizado e pronto para execução”.

O portfólio, elaborado pela Seagri, envolvendo todos os seus órgãos (Agência Baiana de Defesa Agropecuária (Adab), Bahia Pesca, Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), e a EBDA - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), reúne 18 propostas: entreposto frigorífico modular, matadouro frigorífico, matadouro avícola, centros de comercialização de animais, laticínios modulares, entreposto modular de beneficiamento de pescado. unidade de beneficiamento e entreposto de mel,  regularização fundiária (títulos de terra), viveiro telado, quintais agroflorestais, agricultura urbana e periurbana, renovar, unidade multiplicadora de palma adensada, cultivo de ostras, cultivo de algas, piscicultura em tanques de rede, kits de irrigação e kits de tanques de resfriamento de leite.

Os projetos executivos, com valores que variam de R$ 20 mil (kits de irrigação), a R$ 4 milhões, como é o caso dos abatedouros frigoríficos, já foram aprovados pela Sucab, Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Caixa Econômica Federal (CEF), e estão prontos para execução. “Este leque de projetos possibilitará o incremento de parcerias, principalmente por atração de investimentos de emendas parlamentares, e contribuirá na alocação dos recursos públicos em consonância com as reais necessidades dos municípios baianos”, disse o secretário Eduardo Salles.

Ele assinou a Portaria 213/2012, criando o Núcleo de Assistência e Acompanhamento de Projetos de Parceira, coordenado pelo chefe de gabinete, Jairo Carneiro, e pelo assessor especial, Antonio Barreto. O núcleo terá a missão de acompanhar a aplicação das emendas, cobrar e manter os parlamentares informados.

Fortalecimento da agropecuária


“Este é um momento especial e histórico, referência para a administração púbica”, afirmou Jairo Carneiro, ao iniciar os trabalhos.  Ele disse que é através do diálogo e das parcerias que as ações podem ser aperfeiçoadas, acrescentando que “desejamos que essa ação inovadora seja disseminada, em favor do fortalecimento da agropecuária”.

Todos os 18 programas foram apresentados detalhadamente por Paulo Emílio Torres, diretor geral da Adab; Raimundo Sampaio, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário; Wilson Dias, superintendente de Agricultura Familiar; Marcelo Nunes, superintendente de Irrigação; Isaac Albagli, presidente da Bahia Pesca; Luis Anselmo Souza, coordenador de Desenvolvimento Agrário, e Elionaldo Teles, presidente da EBDA.

“Os programas são fantásticos. Quero tudo para minha região”, disse a deputada estadual Ivana Bastos, acentuando que “esse conjunto de ações representa a redenção da Bahia no setor agropecuário”.

A deputada estadual Neusa Cadore parabenizou a Seagri pela capacidade de planejamento de ações que olham o Estado como um todo. “É uma excelente estratégia para buscar nos deputados o compromisso de parceria na captação de recursos”. Ela sugeriu a realização pública audiência na Assembléia para debater essa questão, e afirmou que “a agricultura é indispensável para o desenvolvimento do Estado, com inclusão social e erradicação da pobreza”.

Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária

◄ Leia outras notícias