Publicado em: 16/01/2012 às 17:20hs
Colombo participou de uma reunião nesta manhã na Casa Civil, coordenada pelo secretário-adjunto da Pasta, Gilson Bittencourt, e que teve a presença dos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.
O governo está fechando um plano para combater a seca na Região Sul do país, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul e que, segundo o governador, será anunciado ainda nesta tarde. Raimundo Colombo disse que pediu apoio financeiro do governo para a construção de cisternas e perfuração de poços artesianos, mas não informou o quanto foi garantido para o Estado.
O governador também pediu R$ 20 milhões em caráter emergencial para a distribuição de água por caminhões-pipas. Setenta e três municípios catarinenses já decretaram estado de emergência.
“O nosso grande problema é levar água aos criadores de animais. Santa Catarina é o maior produtor e exportador de aves e suínos do Brasil. E também a nossa bacia leiteira cresceu muito. Nesta região [atingida] mais de 90% é de pequenos produtores rurais e agricultura familiar. Então nós precisamos levar água, esta é uma emergência”, declarou Colombo.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias