Outros

RS: Extensão rural recebe 233 novos veículos

Mais um passo para a reestruturação da Emater/RS-Ascar foi dado nessa quarta-feira (19/09). O governador do Estado


Publicado em: 20/09/2012 às 12:50hs

RS: Extensão rural recebe 233 novos veículos

Tarso Genro, fez a entrega simbólica de 233 veículos novos para a extensão rural. O ato foi realizado em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre, e contou com a presença de secretários de estado, deputados e lideranças do setor, entre outras autoridades, além de empregados da Instituição.

Os veículos serão repassados para os escritórios municipais e fazem parte do processo de fortalecimento e qualificação das atividades desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar em 492 municípios gaúchos. Para o presidente da Instituição, Lino De David, a aquisição dos carros vai colaborar para que as políticas públicas cheguem cada vez mais aos agricultores familiares gaúchos. “O apoio do governo na reformulação da Emater não está somente nesses veículos. Está também nos investimentos feitos em equipamentos e, principalmente, na contratação de novos profissionais que irão, sem dúvida alguma, qualificar ainda mais o nosso trabalho. Essa entrega faz parte de um conjunto de ações de reestruturação que estamos fazendo”, disse De David.

Para o governador Tarso Genro, esse é um ato simbólico que significa a recuperação da capacidade do Estado em prestar bons serviços. “Os veículos servirão também para incorporar setores invisíveis, os mais pobres do campo, que precisam se desenvolver e só fazem isso com a ajuda da Emater. Esse aporte material é muito importante e um reforço para a agricultura familiar.”

“A Emater é a principal executora das políticas públicas junto ao agricultor familiar gaúcho e o técnico tem de estar lá na propriedade para desenvolver projetos e ações, mas para isso a Instituição tem que estar bem equipada. O nosso papel é oferecer condições para que isso ocorra e, assim, pensar um grande projeto de desenvolvimento para o campo”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan.

Os novos veículos irão renovar uma frota que tem, em média, 11 anos, reduzindo os custos operacionais. Para o gerente regional de Santa Maria, Cesar de Medeiros, os veículos são ferramentas importantes para a extensão rural porque permitem a aproximação com o produtor. “O atendimento na propriedade é a essência do nosso trabalho, da nossa missão”, afirma Medeiros.

A Emater/RS-Ascar vem promovendo a qualificação e capacitação do quadro de empregados, bem como de agricultores e de pecuaristas familiares. Até agosto de 2012, foram realizados 3.421 cursos e eventos, dirigidos a 50.500 agricultores do Estado. Entre técnicos e extensionistas rurais, 1.293 empregados da Emater/RS-Ascar foram capacitados em diversos cursos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias