Publicado em: 10/06/2013 às 10:40hs
Em um momento em que o Brasil discute soluções para o caos logístico, a hidrovia formada pelos rios Madeira e Amazonas segue como uma alternativa pioneira e economicamente viável para o escoamento de safras de grãos. Responsável por praticamente metade da exportação de grãos entre os principais portos do Norte e Nordeste do Brasil, o corredor hidroviário formado pelos rios Madeira e Amazonas foi criado em 1997 pelo Grupo André Maggi, por meio da Hermasa, sua divisão de Navegação.
Esse corredor foi uma iniciativa visionária para transportar os grãos provenientes de Mato Grosso e Rondônia. Em seu primeiro ano de atuação, a Hermasa transportou 300 mil toneladas de grãos. Atualmente, esse volume já alcança perto de 3 milhões de toneladas por ano.
Para isso, conta com uma das mais modernas frotas fluviais da América Latina, com 87 barcaças e 17 empurradores.
A soja segue por rodovia até Porto Velho (RO), onde a Grupo possui um porto de transbordo. De lá, a viagem continua em comboios de barcaças pelo rio Madeira até o porto graneleiro, às margens do rio Amazonas, em Itacoatiara (AM), onde é embarcada em navios tipo Panamax, seguindo para o exterior.
“Essa foi uma solução alternativa, inteligente e economicamente viável encontrada pela companhia para diversificar a sua logística e não depender exclusivamente dos portos do sul e sudeste do Brasil”, destaca o presidente executivo do Grupo André Maggi, Waldemir Loto. A iniciativa já apontava para novos caminhos e um olhar diferenciado ao Norte do país.
“O Grupo entendeu que era preciso propor outros modelos de logística para atender uma agricultura cada vez mais pujante e responsável, em grande parte, pelo superávit da balança comercial brasileira”, completa Loto.
CORREDOR - Considerada visionária e complexa para a época, o estabelecimento do Corredor Madeira/Amazonas é responsável até hoje por gerar divisas municipais, estaduais e federais, além de incrementar a geração de emprego e renda nas localidades por onde se estende.
Além de ser economicamente viável, a utilização de hidrovias também é uma alternativa ambientalmente responsável no transporte de cargas, uma vez que permite transportar um volume maior com menor utilização de recursos, como o petróleo.
Para se ter uma ideia, uma única barcaça pode carregar a mesma quantidade de grãos que 50 carretas. Um comboio com 20 barcaças transporta o equivalente a mil carretas.
Fonte: Diário de Cuiabá
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