Outros

RN: Deputado sugere medidas para amenizar prejuízo da seca

Uma delas é para que o governo do Estado subsidie o milho proveniente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destinado à ração animal


Publicado em: 16/05/2012 às 15:30hs

RN: Deputado sugere medidas para amenizar prejuízo da seca

O deputado estadual Vivaldo Costa (PR) disse ontem (15), durante a sessão plenária, que enviou dois requerimentos ao Poder Executivo Estadual, sugerindo duas medidas emergenciais de combate aos efeitos da seca que assola os pequenos produtores do Estado. Uma delas é para que o governo do Estado subsidie o milho proveniente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destinado à ração animal.

"O ideal é que a saca de 60 quilos do grão chegue aos pequenos criadores ao preço de dezoito reais. E é preciso que isso seja feito já. Não podemos esperar trinta, sessenta dias, pois assim corremos o risco de o gado morrer de fome", alertou o parlamentar. Em aparte, o deputado Ezequiel Ferreira (PTB) lembrou que a Paraíba já fechou um acordo com o objetivo de viabilizar a liberação de 10 mil toneladas de milho para venda com custos reduzidos.

Outra ação requerida por Costa é a recuperação de poços tubulares pelo interior potiguar. "Os poços existem, mas a muitos faltam equipamentos essenciais ao seu funcionamento, comocata-ventos. A manutenção desses poços precisa ser feita, como eu disse, imediatamente", pediu o deputado. O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) acrescentou que também já havia elaborado um requerimento especificamente para esse problema de falta de cata-ventos em poços tubulares na região conhecida como "tromba do elefante".

O governo anunciou que reabrirá mais três armazéns da Conab que estavam desativados em Umarizal, Lajes e João Câmara. De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), deputado federal licenciado Betinho Rosado (DEM), o armazém do município de Umarizal deverá reabrir até o final da semana.

Fonte: Diário de Natal

◄ Leia outras notícias