Publicado em: 02/10/2012 às 17:10hs
Na manhã desta última sexta-feira, 28 de setembro, foi realizada na cidade de Passos-MG a inauguração das estações de tratamento de água e esgoto, a construção de biodigestores e um novo laboratório de informática na Escola Municipal Oilda Valéria Silveira Coelho, localizada na Fazenda Santa Luzia (do Grupo Cabo Verde). O evento contou com a participação da Prefeitura Municipal da cidade, que colaborou com a implantação das novas instalações, assim como o Conselho de Exportadores de Café do Brasil (CeCafé) e o Instituto Dona Oilda.
Com programação montada de 9h30 até 12h, os presentes na solenidade conheceram as novas instalações que servirá de exemplo para outras fazendas implantarem um conceito de propriedade autossustentável.
Maurício Coelho, presidente do Instituto Dona Oilda e gestor da Fazenda Santa Luzia remete os ensinamentos de sua mãe, que leva o nome da escola e do instituto, à preocupação com as questões sociais. “Hoje inauguramos a Estação de Tratamento de Esgoto (E.T.E), na qual todo o efluente gerado pela comunidade rural da propriedade e da escola passará a ser tratado, preservando o leito dos córregos, onde eram lançados esses resíduos. A Estação de Tratamento de Água (E.T.A), tem capacidade para tratar 25 mil litros de água por hora. Todos estes implementos vem para atender a demanda atual da fazenda e futuros empreendimentos”, completa Maurício.
Instituto Dona Oilda
Além das ações voltadas para a preservação do meio ambiente, a E. M. Oilda Valéria Silveira Coelho, que conta com mais de 140 alunos, do infantil ao 9° ano, em período integral, ganhou um laboratório de informática.
O laboratório foi viabilizado graças a participação da escola no programa de inclusão digital, criado pelo CeCafé - “Criança do Café na Escola” – que leva o mundo da informática à zona rural. De acordo com os dados do instituto foram investidos 30 mil reais do CeCafé, para a compra de 10 computadores, aparelho de DVD e televisão promovendo e possibilitando a prática de aulas virtuais.
Para finalizar o evento, alunos da escola preparam apresentações artísticas. Primeiro uma dupla de garotos tocou música sertaneja de raiz, com o apoio de uma professora. Em seguida, houve uma exposição de dança e para concluir, as crianças mais novas reuniram-se na arquibancada da quadra e, em coro, realizaram canto.
Fonte: Berrante Comunicação
◄ Leia outras notícias