Outros

Projeto sobre ruralidade é apresentado ao Condraf

Conselho Nacional conhece estudo que está sendo realizado pelo Fórum DRS desde julho


Publicado em: 07/12/2012 às 09:50hs

Projeto sobre ruralidade é apresentado ao Condraf

A 52ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), nesta quarta-feira (5/12), contou com a participação da socióloga professora da Universidade Federal de Pernambuco Tânia Bacelar. A coordenadora apresentou o projeto Repensando o Conceito de Ruralidade no Brasil: Implicações para as políticas públicas, desenvolvido pelo Fórum DRS, IICA e outros parceiros institucionais.

O objetivo do estudo, em andamento desde julho, é analisar o conceito de rural e urbano do Brasil e em outros países da América Latina e Europa, além de propor uma nova tipologia dos espaços rurais. A expectativa é que resultados sejam apresentados na próxima reunião ordinária do Conselho, em 2013.

Para o presidente do Condraf, o ministro do Desenvolvimento Agrário do Brasil, Pepe Vargas, os assuntos a serem discutidos no encontro que termina nesta quinta-feira (6/12) vão ser importantes para o desenvolvimento no campo. ??

"Uma reunião que tem vários pontos: primeiro, o estudo da Tânia Bacelar, para tentar repensar a questão da ruralidade, o desenvolvimento rural no Brasil - um instrumento importante para subsidiar a elaboração de políticas públicas no meio rural brasileiro. Além disso, nós vamos ter proposta e aprovação de resolução que trata do processo de construção do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, que vai ser no ano que vem; também temos a intenção de aprovar resoluções que tratam do comitê de reforma agrária e da estrutura fundiária e o comitê de desenvolvimento territorial. Fora isso, nós estaremos apresentando as mudanças no manual de operações do crédito fundiário", afirmou.

Participam da 52ª reunião, em Brasília-DF: conselheiros, convidados permanentes e convidados do CONDRAF; coordenadores dos Comitês Permanentes do CONDDRAF; e representantes das Unidades do MDA.

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias