Outros

Projeto Origem Minas promove agronegócio do estado

Bastante conhecidos no Brasil, o queijo, o café e a cachaça artesanal são produtos-chave do agronegócio mineiro


Publicado em: 16/08/2012 às 13:10hs

Projeto Origem Minas promove agronegócio do estado

Pensando em divulgar a qualidade, as potencialidades e a diversidade da produção agrícola mineira, durante os eventos desportivos que acontecerão no País, nos próximos anos, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) idealizou o Projeto Origem Minas.
 
De acordo com o Coordenador da Assessoria Técnica da FAEMG, Pierre Santos Vilela, o Estado ocupa lugar de destaque nesse cenário, graças a sua forte economia e a vários diferenciais estratégicos, como localização, infraestrutura e ambiente de negócios desenvolvido. Por isso, a entidade buscou o Sebrae-MG e do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura e Secretaria da Copa no Estado, para a implantação do Origem Minas.
 
“Entendemos que divulgar o agronegócio mineiro a partir dos negócios gerados pelos grandes eventos irá trazer muitos benefícios para o setor”, destaca o Vilela, referindo-se à Copa das Confederações; à Copa do Mundo de 2014, cuja capital mineira, Belo Horizonte, é uma das 12 cidades-sede, e aos Jogos Olímpicos de 2016.
 
O projeto Origem Minas visa ainda à criação de oportunidades de negócios e de fortalecimento de relações com compradores nacionais e estrangeiros para toda a cadeia produtiva.
 
O coordenador explica que, inicialmente, haverá uma pesquisa junto à rede hoteleira de Belo Horizonte para que seja desenvolvido o plano de ação do projeto, que foi pautado em três eixos: promoção, capacitação e comunicação.
 
O primeiro é o mapeamento de eventos estratégicos para a promoção dos produtos originários de Minas Gerais, que também serão demonstrados em hotéis, feiras e eventos nacionais e internacionais. O segundo é a capacitação de produtores, entidades e cooperativas que terão a oportunidade melhorar ainda mais a qualidade e a capacidade de atendimento. O terceiro eixo é o da comunicação, com a definição de estratégias para a divulgação do projeto na mídia especializada nacional e internacional, nas mídias sociais.
 
Os produtores rurais, agroindústrias, cooperativas, associações e sindicatos de Minas Gerais interessados em participar do projeto obtêm todas as informações disponibilizadas no site www.origemminas.org.br.
 
Time Agro Brasil – Recentemente, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Sebrae lançaram o Time AgroBrasil, uma campanha que terá como estrela Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, maior jogador de futebol de todos os tempos. A campanha pretende consolidar a imagem do agronegócio sustentável brasileiro no País e no exterior.
 
Com prazo até 2014, a campanha tem por objetivo mostrar que os produtores rurais brasileiros dão exemplo ao mundo de como produzir alimentos preservando o meio ambiente, ocupando apenas 27,7% do território nacional com a atividade agropecuária e preservando 61% dos biomas do País. Com a iniciativa, a CNA quer mostrar que o Brasil, famoso por revelar grandes jogadores de futebol, também tem craques na agricultura e na pecuária.

Fonte: CNC Café

◄ Leia outras notícias