Outros

Programa Jovem Aprendiz pode ser porta de entrada para o mercado de trabalho

As oportunidades para os jovens aumentaram com a parceria entre os Sindicatos Rurais de Santa Catarina, SENAR/SC e as Empresas privadas da região


Publicado em: 08/08/2012 às 13:30hs

Programa Jovem Aprendiz pode ser porta de entrada para o mercado de trabalho

"No curso do Programa Jovem Aprendiz oferecido em uma empresa que tinha 13 alunos, todos já foram contratados. Sabemos que os melhores se destacarão e terão suas vagas garantidas", diz Ângelo Benincá, presidente do Sindicato Rural de Fraiburgo. As oportunidades para os jovens aumentaram com a parceria entre os Sindicatos Rurais de Santa Catarina, SENAR/SC e as Empresas privadas da região.

Na última semana, o Programa Jovem Aprendiz, organizado pelo Sindicato Rural de Fraiburgo e empresas do município de Fraiburgo, voltadas para o setor agrossilvopastoril, formaram 63 jovens. A solenidade de formatura reuniu mais de 230 pessoas, entre jovens, familiares, diretores das empresas e autoridades.

Neste ano, o programa formou técnicos e auxiliares administrativos. Ao todo foram 1048 horas de capacitação sobre matemática, informática e conteúdos práticos, assim como a formação cidadã, ética, relações humanas e de trabalho. “O diferencial é o conteúdo do curso, pois a temática de auxiliar administrativo envolve praticamente 100% das demais áreas profissionais. Aliado a isso, a seriedade da parceria feita entre Senar-Sindicato-Empresas e o comprometimento dos envolvidos elevaram os resultados. Em uma empresa que tinha 13 alunos, todos já estão contratados. Sabemos que os melhores e os que se destacaram estão com as vagas garantidas”, afirmou Benincá.

Para o dirigente sindical a avaliação é muito positiva em função do conteúdo do programa, a qualidade do curso, a qualificação dos professores que ministraram os conteúdos e pela seriedade na aplicação das atividades. “Os depoimentos dos alunos demonstram os excelentes resultados, expressam o avanço e revelam o crescimento pessoal e profissional. Colocamos à comunidade pessoas preparadas, que farão a diferença no seu trabalho cotidiano em função da sua preparação”, observou.

PROGRAMA

O público atendido pelo programa é formado por jovens entre 14 e 24 anos, filhos de trabalhadores ou produtores rurais. Durante a capacitação, os participantes recebem uma bolsa das empresas parceiras. O SENAR/SC e o Sindicato disponibilizam a estrutura física e pedagógica, com professores pós-graduados e profissionais qualificados.

De acordo com o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, o programa prepara jovens para o mercado, com alto nível de conhecimento e condições de desenvolver excelente trabalho em qualquer setor. “Acima de tudo, formamos jovens cidadãos, comprometidos com a comunidade rural, contribuindo para o fortalecimento do campo”, salientou.

Os jovens atendidos têm os diretos trabalhistas e previdenciários garantidos através de contrato de aprendizagem com as empresas. Além disso, os alunos que obtiverem um bom aproveitamento durante o curso poderão ser contratados como colaboradores das empresas, após a conclusão do programa. “É uma oportunidade para o jovem se profissionalizar e agregar renda e também para as empresas, que poderão contar com excelentes profissionais no quadro de colaboradores”, complementou Zanluchi.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR/SC

◄ Leia outras notícias