Publicado em: 22/10/2012 às 19:30hs
A ideia é conhecer as experiências de sucesso das propriedades rurais franceses nos processos de certificação de origem e indicações geográficas na produção de carne e frutas.
A iniciativa é da Federacite -Federação dos Clubes de Integração e Troca de Experiências e do programa Juntos para Competir, uma parceria entre o SENAR-RS, FARSUL e Sebrae-RS. O Juntos para Competir visa o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do agronegócio do estado, por meio da capacitação, integração e organização dos diferentes segmentos agropecuários.
A ideia é conhecer de perto as técnicas usadas pelos produtores franceses para incrementar a qualidade e agregar valor à produção de alimentos, fazendo um roteiro por diversas iniciativas aplicadas em lugares diferentes do país. O grupo também vai visitar o Salão Internacional de Alimentação (SIAL). Nessa feira, os produtores buscarão conhecimentos e experiências quanto às novas formas de industrialização de alimentos, tendências do mercado e principalmente, o perfil mundial dos consumidores de carne.
A França é pioneira em processos de referência geográfica. Hoje, o país possuiu um dos selos oficiais de qualidade mais antigos que regulamenta e protege o uso de nomes geográficos para designar produtos agrícolas e alimentares.
De acordo com o técnico do SENAR-RS, Antônio Aguinaga, os produtores vão conhecer melhor esses aspectos para viabilizar projetos no Rio Grande do Sul com o mesmo apelo geográfico francês, além dos já existentes, como o Vale dos Vinhedos, o Arroz do Litoral e a carne da Apropampa.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR-RS
◄ Leia outras notícias