Outros

Produtores aprendem como aplicar as modificações da legislação trabalhista

Aprosoja e Senar-MT oferecem curso de capacitação e tiram dúvidas de produtores sobre a NR31


Publicado em: 28/08/2012 às 07:15hs

Produtores aprendem como aplicar as modificações da legislação trabalhista

A Aprosoja está oferecendo aos produtores rurais do estado, por meio do programa Soja Plus, o curso sobre a Norma Regulamentadora 31 (NR31), legislação trabalhista que rege os trabalhos nas áreas rurais. O curso é ministrado por instrutores do Senar-MT, e tem como objetivo garantir a qualidade de vida do trabalhador e diminuir os riscos da atividade.

Até o mês de setembro, o curso será aplicado em todos os 22 núcleos da Aprosoja. Nesta edição, diferente do ano anterior, a metodologia do curso sofreu algumas modificações. Entre elas está a objetividade na aplicação do conteúdo, com uma abordagem mais direcionada, e a redução da carga horária de 24 horas para 16 horas, tudo isso sem alterar a qualidade das informações.

A produtora rural do município de Sorriso, Tânia Potrich de Rocco, que participou do curso, aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas e já decidiu aplicar o que aprendeu em sua propriedade.

“A troca de informação com os professores e participantes possibilitou um grande aprendizado sobre o assunto. Todas as mudanças que tenho pretensão de fazer serão informadas primeiramente aos funcionários. Vou regulamentar a situação dos alojamentos, já sigo todas as regras, porém preciso cobrar mais para que os funcionários também façam a parte dele”, afirmou a produtora.

A NR 31 possui 283 itens relacionados ao trabalho rural e os agricultores precisam se adequar a estas regras, mas a própria norma virou motivo de reclamação para o agronegócio devido à falta de diálogo, especialmente com o Ministério do Trabalho e Emprego. Os temas abordados durante o curso são: saúde e segurança no trabalho rural, legislação trabalhista e previdenciária, gestão em saúde do trabalhador, higiene e conforto no ambiente de trabalho e gestão de risco ambiental e agrotóxicos.

Reconhecimento - O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) destacou a importância que a Aprosoja tem dado à aplicação responsável no uso de defensivos agrícolas nas lavouras de soja e milho, por meio do Programa de Aplicação Responsável (PAR). O parlamentar concedeu à entidade uma Moção de Congratulação em reconhecimento ao trabalho prestado.

?Durante os meses de julho a setembro, técnicos da entidade e representantes da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus Botucatu, a Dow Agrosciences, e Fundação MT visitaram onze municípios  orientando produtores rurais e aplicadores de agrotóxicos sobre as noções básicas de boas práticas agrícolas e aplicação dos defensivos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Aprosoja

◄ Leia outras notícias