Outros

Produtor do Alto Paranaíba destaca vantagens do Programa Queijo Minas Artesanal

Minas possui o primeiro produtor fora das cinco regiões do estado, delimitadas como produtoras de queijo, a ser cadastrado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), no programa Queijo Minas Artesanal


Publicado em: 21/03/2012 às 18:30hs

Produtor do Alto Paranaíba destaca vantagens do Programa Queijo Minas Artesanal

Jales Clemente de Oliveira, de Monte Carmelo, no Alto Paranaíba, conta que desde a sua adesão ao programa houve uma significativa melhora na qualidade dos queijos produzidos e consequentemente a abertura de novos mercados em sua região.

“Os consumidores estão cada vez mais exigentes e por isso, é muito importante que os produtores se atentem para tornar seus produtos cada vez mais competitivos”, afirma Jales Clemente, que fez um curso de capacitação dentro do programa para aperfeiçoar a qualidade de seus queijos. Ele conta ainda, que profissionalizou toda a produção, já que agora emite nota fiscal, deixando a informalidade. E que passou a vender mais e com maior valor agregado.

Sua propriedade recebeu o certificado do IMA no final do ano de 2011.

A inclusão de novos municípios foi possibilitada pela lei 19.492/2011 que amplia o reconhecimento das regiões produtoras do Queijo Minas Artesanal para todo o estado de Minas Gerais. Sendo assim, todas as regiões mineiras podem ser consideradas produtoras, desde que seja comprovada em seus municípios a fabricação do produto e que os produtores estejam devidamente cadastrados no IMA.

Antes, apenas as regiões do Cerrado, Araxá, Canastra, Serro e Campos das Vertentes eram reconhecidas como produtoras do Queijo Minas Artesanal, conforme a Lei 14.185/2002.

Até dezembro de 2010, havia 63 municípios com este reconhecimento no estado. Com a nova lei, o cenário da atividade passa a contar com 30 mil agricultores familiares distribuídos em cerca de 600 municípios. Desse montante, estima-se que 98% tem na produção do queijo sua única ou principal fonte de renda.

Programa Queijo Minas Artesanal

O Queijo Minas Artesanal é aquele produzido no estabelecimento rural a partir de leite cru, coalho, pingo (fermento lácteo natural) e sal. O programa tem como finalidade garantir a segurança alimentar por meio de boas práticas de fabricação, controle de doenças no rebanho e cadastro dos produtores, além de incentivar o fortalecimento e a organização do setor no estado.

Contempla também, a organização dos produtores e padronização de seus produtos, normatização de processos de produção, comercialização e certificação da origem e qualidade do queijo. 

Segundo o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, o programa incentiva e fortalece diretamente a organização dos produtores e define a cadeia produtiva através do cadastro e certificação realizados pelo IMA. “Contamos também com parcerias para incentivar cada vez mais os produtores a aderirem ao programa, para que ganhem mercado e agreguem mais valor aos produtos que fazem parte da cultura mineira e são reconhecidos nacionalmente e internacionalmente”, explica.

Atualmente, o estado conta com 207 queijarias cadastradas no programa. Os interessados em se cadastrarem voluntariamente no Programa Queijo Minas Artesanal devem procurar o Escritório Seccional do IMA mais próximo de suas propriedades.

Fonte: IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária

◄ Leia outras notícias