Outros

Produção sustentável: esse será o foco do PNDS no Ceará em 2012

Em parceria com o SEBRAE projeto leva programas como o SUINTEC ao interior do estado


Publicado em: 13/04/2012 às 20:00hs

Produção sustentável: esse será o foco do PNDS no Ceará em 2012

Com o intuito de contribuir para a capacitação profissional e auxiliar o produtor no gerenciamento de sua granja, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), em parceria com a Associação de Suinocultores do Ceará (ASCE) e Sebrae/CE, terá neste ano sua atuação no estado voltada para a área de produção de suínos e meio ambiente. Dentre as ações está o Programa de Inovação e Tecnologia Produtiva na Suinocultura (SUINTEC). Ação que já capacitou mais de 10 granjas no ano passado visa uma consultoria individualizada, com levantamento completo de rotinas de manejo adotadas nas granjas, seguido de avaliação dos procedimentos em uso além de identificação das metas de desempenho.

Neste ano, como resultado da primeira etapa do diagnóstico, será agregada a essas granjas a consultoria ambiental no processo por meio da parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC). Para Germano Blhum, assessor de diretoria do Sebrae/CE, o programa é uma forma eficiente de auxiliar o produtor na manutenção de sua propriedade e conscientiza-lo para sustentabilidade da produção. “O processo de capacitação da temática do meio ambiente na atividade rural tem um significado maior já que para muitos é considerada uma grande vilã. Creio que desta forma o processo de capacitação poderá instrumentalizar o homem do campo para que ele possa desempenhar sua atividade de forma economicamente viável, ecologicamente correta e socialmente justa”, diz.

Com o apoio direto da FAEC será possível diagnosticar a situação ambiental de cada granja. A meta do PNDS é oferecer ferramentas para que efetivem o licenciamento ambiental das propriedades ainda nesse ano. O projeto trabalhará dentro do Pecnordeste gerando a oportunidade de implantação dos biodigestores nas granjas. Para a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, o projeto tem a intenção de informar estes produtores sobre a sua responsabilidade ambiental “Com essa agregação poderemos trabalhar os pontos relacionados ao meio ambiente nas granjas com a primeira etapa do Suintec, e estar atentos a essa ação que é prioridade do projeto este ano”, comenta.

Com foco também na indústria o PNDS realizará no Frigorifico Guaiuba consultoria de “Boas Práticas de Fabricação em Agroindústria”, com objetivo de solucionar questões relacionadas ao processo produtivo, na manipulação de alimentos e higienização da indústria. O foco é ampliar a qualidade de produção e, consequentemente, favorecer consumidor que terá no mercado produtos que atendem cada vez mais suas necessidades e exigências. A ação trará ainda consultorias de marcas e embalagens ao frigorifico, solução importante que se torna elemento decisivo para o cliente na hora da compra de qualquer produto.

Segundo Paulo Helder, presidente da Associação dos Suinocultores do Ceará (ASCE), a parceria com essas empresas fortifica as ações de desenvolvimento da suinocultura no estado. “Preparar estas empresas para que trabalhem de forma organizada e ofereçam um produto de qualidade ao consumidor fortifica o elo da indústria e contribui para que a carne suína seja vista de outra forma, aumentando assim o consumo pela população”.

Promover e valorizar a carne suína é o elo que concretiza todas as ações do PNDS, por isso, a ASCE também investirá na sensibilização e capacitação de nutricionistas e profissionais da saúde, para que conheçam a nova realidade de produção da carne suína e seus aspectos técnicos nutricionais, auxiliando na orientação da população quanto a saudabilidade dessa proteína. As sensibilizações também ocorrerão em feiras e eventos, como por exemplo, a Pecnordeste e a Exposição Agropecuária do Ceará, encontros que contam com a presença da suinocultura pelo segundo ano consecutivo.

Conhecidas tradicionalmente na pecuária nordestina, essas feiras irão contar com o “Boteco Suíno”, que levará ao conhecimento do público os diferentes cortes da carne suína, e ainda com oficina gastronômica, degustação da carne suína, e mini-granja. Para Paula Braga, Gestora do PNDS na ASCE, as ações em feiras e eventos é o que motiva produtores e consumidores a um novo olhar sobre a carne suína. “A participação em feira como a Pecnordeste onde as pessoas podem conhecer novos cortes degustar a carne e saber sobre a saudabilidade do produto fortifica não só a comercialização, mas todos os elos da cadeia”, diz.

E para concluir o ciclo de ações o PNDS fará ainda uma missão técnica na PorkExpo 2012, projeto que visa a troca de informações entre lideres da Associação dos Suinocultores do Ceará (ASCE) e do PNDS, nivelando informações e possibilitando a reciclagem dos executores estaduais. “A expectativa da Associação é que as ações desenvolvam o consumo da carne suína no estado do Ceará, que hoje conta com muitos parceiros, o que com certeza ajudará nesse projeto”, encerra o presidente, Paulo Helder.

Fonte: Comunicação ABCS

◄ Leia outras notícias