Publicado em: 27/04/2012 às 17:40hs
Lideranças do setor cacaueiro de Linhares se reuniram, nesta terça-feira (24), com o prefeito do município, Guerino Zanon, na sede da Secretaria de Desenvolvimento, para manifestar a preocupação com o atual cenário da atividade e solicitar ações para reverter o quadro.
O presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Maurício Buffon, explicou as diversas ações que a entidade está realizando para equacionar os problemas. Uma delas, um projeto apresentado na Câmara de Vereadores e ao Secretário de Planejamento visando a produção de mudas de cacau para distribuição aos produtores. “O prefeito manifestou interesse neste projeto e vai analisar a viabilidade”, disse Buffon, após a reunião.
Buffon ainda destacou outras ações primordiais para a recuperação da lavoura cacaueira, como a criação de uma cooperativa de produtores que possa reduzir custos, organizar vendas e, num futuro próximo, verticalizar a produção, agregando valor aos produtos.
O gerente regional da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Paulo Siqueira, e o produtor de cacau e membro do conselho da Acal, João Soeiro, também participaram do encontro. Siqueira relatou o crescimento da doença da vassoura-de-bruxa na região e os prejuízos causados na agricultura local, porém destacou as soluções para controlar a doença. “Precisamos unir forças para criar um novo cenário”, disse Siqueira. Já Soeiro lembrou a importância econômica e social do cacau na história de Linhares e citou os contatos que o setor vem realizando com segmentos do Governo Estadual.
No final de 2011, o setor se reuniu com o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, para alinhar algumas ações necessárias para recuperação da lavoura cacaueira. Linhares é responsável por 90% da produção capixaba de cacau, gerando fixação de famílias no campo. “Percebemos a sensibilização do prefeito com a situação do cacau e esperamos criar um novo momento da cultura no município. Precisamos ter ousadia”, finalizou o presidente da Acal.
Fonte: Rurale Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias