Outros

PR: Deputados buscam alternativas para minimizar a crise no setor avícola

Os parlamentares e as lideranças pretendem elaborar um documento para garantir melhorias urgentes ao setor, que será encaminhado ao governo federal


Publicado em: 12/12/2012 às 14:40hs

PR: Deputados buscam alternativas para minimizar a crise no setor avícola

A crise no setor avícola foi tema de reunião conjunta entre o Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar, o Bloco Agropecuário, a Frente Parlamentar do Cooperativismo, as comissões técnicas de Agricultura e de Indústria e Comércio do Legislativo estadual, com representantes do Governo do Estado, Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e lideranças sindicais, na manhã desta segunda-feira (10/12), na Assembleia Legislativa. Os parlamentares e as lideranças pretendem agora elaborar um documento para garantir melhorias urgentes ao setor, que será encaminhado ao governo federal.

Soluções - A compensação do ICMS, o alongamento nos prazos de financiamentos, a fixação de juros mais baixos e a possibilidade de desoneração da folha de pagamentos poderão minimizar os prejuízos dos abatedores e também dos criadores integrados de aves. “Vamos formalizar uma comissão de deputados para que a gente leve adiante a discussão destes temas, para buscarmos soluções para esta preocupante crise na avicultura. Existem dois pontos cruciais que estamos discutindo, que é a situação das empresas, dos frigoríficos, de um lado, e também a dos agricultores. Saímos hoje com uma lista de sugestões, em conjunto com deputados e com entidades”, disse a deputada Luciana Rafagnin (PT), presidente do Bloco da Agricultura Familiar.

Sintonia - O deputado Pedro Lupion (DEM) defendeu melhor sintonia entre as entidades representativas e os deputados federais paranaenses, assim como com o Legislativo estadual, para intervenções mais rápidas para amenizar a crise. Os deputados Jonas Guimarães (PMDB), Nelson Luersen (PDT), André Bueno (PDT) e Francisco Bührer (PSDB), que também participaram da reunião, além do deputado federal Leopoldo Meyer (PSB), também manifestaram preocupação com o momento vivido pela avicultura, e acreditam que a facilitação de créditos e o alongamento dos prazos de financiamento são importantes alternativas.

 Medidas  - Segundo o chefe do departamento de economia rural da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Francisco Carlos Siminioni, o Estado já vem estudando medidas para auxiliar o segmento, dando margem para recuperação das empresas e dos agricultores. Para o Poder Executivo estadual, a mobilidade financeira, em momentos de crise, assim como a redução de custos, poderão auxiliar os criadores de aves. “É importante renegociar as dívidas e buscar alternativas de atividades de complementação de renda, no caso do alojamento destes animais. O Estado está preocupado com os produtores. Estamos trabalhando para prorrogar ou renegociar as dívidas”, completou.

 Capital de giro  - Embora o período mais crítico da crise avícola tenha passado, conforme classificou o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, a viabilização de capital de giro é a única maneira de reduzir os efeitos negativos do momento vivido pelo segmento. “Entendemos que a crise mais aguda já passou. Hoje temos uma discussão geral sobre a avicultura. É um setor que tem margem pequena e precisa de capital de giro para se estabelecer e manter. Precisamos de planejamento, porque este setor é muito importante para o Paraná”, analisou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Paraná

◄ Leia outras notícias