Outros

Políticas do MDA impulsionam construção de estrutura da Cooperativa Nova Aliança

A Cooperativa Vinícola Nova Aliança formalizou, nesta sexta-feira (18), o resultado da união de cinco cooperativas da serra gaúcha. Em um espaço de oito hectares, localizado em Flores da Cunha (RS), foi lançada a pedra fundamental do empreendimento, que recebeu apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)


Publicado em: 21/01/2013 às 18:50hs

Políticas do MDA impulsionam construção de estrutura da Cooperativa Nova Aliança

Mais de 800 famílias de agricultores da região Nordeste do Rio Grande do Sul serão beneficiadas diretamente com a construção da sede. O evento contou com a presença do governador do estado, Tarso Genro e do chefe de gabinete do Ministério, Gerson Ben, representando o ministro Pepe Vargas.

Com investimento de mais de R$ 80 milhões, o novo espaço deve entrar em funcionamento a partir do segundo semestre deste ano. “O MDA participou dessa iniciativa desde o início. O projeto da constituição desse empreendimento foi financiado pelo ministério. Então, o apoio do MDA somado ao do governo estadual foi decisivo para a concretização dessa planta industrial, que é o sonho desses agricultores”, lembrou Gerson Ben.

A nova unidade terá capacidade de produzir cerca de 40 milhões de quilos de uvas processadas e 30 milhões de estoque. O governador Tarso Genro destacou a importância do da ação para a serra gaúcha. “Chegamos a esse momento simbólico, que significa uma determinada concepção de medidas do nosso governo.”

Para o desenvolvimento da obra a cooperativa acessou a linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Agroindústria. De acordo com o presidente da Nova Aliança, Alceu Dalle Molle, o apoio do MDA é fundamental.

Na avaliação do presidente da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), Oscar Ló, as políticas adotadas atualmente em relação ao Pronaf, como o aumento dos limites de crédito, são de grande relevância para os agricultores. “Agradecemos e parabenizamos o MDA pela sua atuação e suas políticas. O ministério sempre atuante e defendendo a pequena propriedade e da agricultura familiar”, apontou.

Cooperativa Vinícola Nova Aliança

Segundo o presidente da Nova Aliança o grande objetivo da cooperativa é gerar e distribuir renda, riqueza e bem estar. A cooperativa, que já existe desde 2010, produz vinhos finos e de mesa, espumantes, sucos de uva orgânicos, integrais e adoçados. A nova estrutura industrial vai atuar com uma linha de produtos voltada, especificamente, para sucos de uva.

Atualmente, são produzidas 35 mil toneladas de uva, processadas em 10 unidades industriais, totalizando 1.350 hectares de vinhedo. O que, de acordo com Alceu Dalle Molle, resulta em 90% de vinhos e sucos naturais de uva do Brasil.

A Nova Aliança foi criada pela união das cooperativas vinícolas São Victor, de Caxias do Sul; São Pedro, localizada em Flores da Cunha; Linha Jacinto, de Farroupilha; Santo Antônio, também de Flores da Cunha; e Aliança de Caxias do Sul.

Participaram do evento o prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, os secretários Cláudio Fiorezi, Mauro Knijinik, Ricardo Zamora, o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Carlos Henrique, do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul),Túlio Zamin e da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetag), Elton Weber, entre outros.

Fonte: MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias