Publicado em: 01/11/2012 às 16:20hs
O coordenador-geral de Agrometeorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Alaor Dall'Antonia, apresentou o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) à Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas, na quarta-feira, 31 de outubro. Durante audiência pública, a comissão debateu planos governamentais para mudanças climáticas.
Dall'Antonia explicou aos presentes como funciona a execução do ABC. De acordo com ele o plano é uma contribuição da agricultura ao esforço mundial de redução de emissão de gases de efeito estufa.
Dividido em sete programas, sendo seis de adaptação e um de mitigação às mudanças climáticas, o Plano ABC promove a organização e o planejamento das ações a serem realizadas para a adoção das tecnologias de produção sustentáveis. As linhas de atuação são: recuperação de pastagens degradadas; integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF); sistemas agroflorestais (SAF's); sistema plantio direto (SPD); fixação biológica de nitrogênio (FBN); florestas plantadas; tratamento de dejetos animais e adaptação às mudanças climáticas.
Representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA) apresentou os planos de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas do Cerrado (PPCerrado) e de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm).
Fonte: MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
◄ Leia outras notícias