Outros

Pesquisa fará diagnóstico da CeasaMinas

A expectativa dos pesquisadores é de que o diagnóstico oriente projetos de expansão e modernização do entreposto


Publicado em: 24/07/2012 às 10:00hs

Pesquisa fará diagnóstico da CeasaMinas

A CeasaMinas vai iniciar nesta segunda-feira (23/7) uma pesquisa que fará um diagnóstico do entreposto de Juiz de Fora, na Zona da Mata, o terceiro maior em volume comercializado no Estado.

Técnicos da central de abastecimento farão entrevistas com produtores rurais, atacadistas, varejistas, carregadores e funcionários. O trabalho também terá a participação de uma empresa especializada em pesquisas, que ficará responsável por levantar as principais demandas do público residente no entorno da unidade.

A expectativa dos pesquisadores é de que o diagnóstico oriente projetos de expansão e modernização do entreposto,com base em informações como a capacidade de comercialização atual e a demanda de Juiz de Fora e região. De acordo com os técnicos da CeasaMinas responsáveis pela pesquisa, o diagnóstico permitirá mensurar melhor o crescimento da demanda resultante do crescimento populacional. “Estas ações viriam ao encontro às necessidades do empresário do mercado atacadista que acaba investindo em áreas externas ao entreposto por não encontrarem espaço nas plataformas existentes ou por estruturas não adequadas ao tipo de negócio”, ressalta o chefe do Departamento Técnico da CeasaMinas (Detec), economista Wilson Guide, coordenador do trabalho.

A oferta no entreposto de Juiz de Fora teve alta de 812% no segmento de “Produtos Diversos”, passando de 451,9 toneladas para 4,11 mil toneladas, entre 2010 e 2011. O aumento é atribuído à inauguração de mais um pavilhão atacadista especializado em produtos industrializados alimentícios e não alimentícios. Em 2011, a oferta geral de produtos na CeasaMinas-JF alcançou 76,5 mil toneladas de hortigranjeiros, cereais e industrializados, equivalente a uma alta de 4,1%. Já o valor comercializado apresentou aumento de 7,7%, com R$ 98,1 milhões movimentados.

O trabalho conta com a participação da chefe da Seção de Estudos Estratégicos (Seest), Rosinélia Veloso Coelho, o estatístico Tarcísio da Silva, o assistente técnico Ênio de Paula Rosa, e o orientador de mercado David Benedito da Conceição. A previsão é de que a pesquisa seja concluída dentro de 30 dias, devendo servir de projeto piloto para os outros quatro entrepostos do interior: Uberlândia, Caratinga, Governador Valadares e Barbacena.

Fonte: Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

◄ Leia outras notícias