Outros

Pedido da Indicação Geográfica Monte Belo está no INPI

Ontem à tarde, dia 22 de agosto, foi protocolado, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em Porto Alegre (RS), o pedido de reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) Região de Monte Belo para vinhos finos e espumantes


Publicado em: 24/08/2012 às 07:40hs

Pedido da Indicação Geográfica Monte Belo está no INPI

Segundo o pesquisador Jorge Tonietto, da Embrapa Uva e Vinho, que coordenou os trabalhos desenvolvidos no projeto da IG Região de Monte Belo do Sul, esta será a quarta indicação geográfica de vinhos finos e espumantes a ser reconhecida no Brasil, todas localizadas na tradicional região vitivinícola da Serra Gaúcha.

“Estamos trabalhando desde 2004 para termos os vinhos de Monte Belo certificados com a Indicação Geográfica. Há três anos alguns vinhos já estão sendo elaborados dentro dos padrões estabelecidos na normativa”, comentou Roque Faé, presidente da Associação de Produtores de Vinho de Monte Belo (Aprobelo). Faé destacou o trabalho conjunto das entidades parceiras (veja lista abaixo) como fundamental para orientar e auxiliar no desenvolvimento das potencialidades vitivinícolas da região. Atualmente a Aprobelo reúne 12 vinícolas, seis já produzem vinhos dentro das normas estabelecidas na Indicação Geográfica.

A entrega da documentação no INPI reuniu participantes que trabalharam ao longo dos anos para embasar o pedido da IG de Monte Belo. Estiveram presentes representantes da Aprobelo (Roque Faé e Antônio Calza), da Embrapa (Jorge Tonietto), da UCS (Ivanira Falcade), da UFRGS (Heinrich Hasenack) e da Barcellos Marcas (Norberto Barcellos).

A Indicação Geográfica deverá dar um novo impulso ao desenvolvimento territorial com foco em vinhos de qualidade de origem controlada, o que deverá também atrair novos investimentos para vinícolas na região ampliando a oportunidade de negócios. A previsão é que a certificação seja concedida em 2013.

Saiba mais sobre a IG de Monte Belo:

A área delimitada da IG Região de Monte Belo tem um total de 56,09 km2, estando 80% no município de Monte Belo do Sul e o restante nos municípios de Bento Gonçalves e Santa Teresa.

São mais de 600 propriedades vitícolas na área delimitada formando um verdadeiro moscaico de vinhedos que ocupam 37% da área, com alta concentração de uvas viníferas de qualidade. A área delimitada possui no seu entorno um cinturão verde, formado por matas onde a declividade é acentuada. A região está diretamente exposta ao Vale do Rio das Antas, com altitude média de 485 metros (altitude mínima de 349 metros e máxima de 659 metros).

Além de ser tradicional produtora de uvas para vinhos finos da Serra Gaúcha, a região de Monte Belo do Sul está inovando ao desenvolver a produção local de vinhos de qualidade com as uvas da região.

Instituições executoras do projeto da IG Região de Monte Belo

- Embrapa Uva e Vinho (coordenação geral)
- Universidade de Caxias do Sul – UCS
- Embrapa Clima Temperado
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
- Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo do Sul – Aprobelo
- Apoio financeiro: Financiadora de Estudos e Projetos - Finep

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

◄ Leia outras notícias