Publicado em: 02/08/2012 às 18:10hs
A meta é que até o final de 2012, os 86 sindicatos do estado sejam treinados e qualificados pelo projeto. O PDS é o maior plano que a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) desenvolveram diretamente para os Sindicatos Rurais de Mato Grosso e tem como objetivo capacitar dirigentes e colaboradores sindicais para prepará-los para a tomada de decisões na gestão sindical.
Dentre os produtos oferecidos para o desenvolvimento dos sindicatos estão o Índice de Desenvolvimento Sindical (IDS), o programa Sindicato Forte, o Município em Números, o Manual de Boas Práticas Sindicais e o Pauta Pronta. A analista sindical do Núcleo Técnico da Famato, Diana Maia, explica que o programa está sendo realizado de maneira regionalizada para facilitar a logística de deslocamento, já que o estado é grande e com características tão específicas e diferenciadas de um ponto a outro. "Neste primeiro semestre capacitamos 67% dos Sindicatos Rurais de seis regionais que abrangem Colíder, Sorriso, Rondonópolis, Barra do Garças, São José dos Quatro Marcos e Campo Novo do Parecis", informa Diana.
Segundo a supervisora e gestora do programa Sindicato Forte no Senar-MT, Juliana Mardegan Ferreira, melhor que os números positivos do programa são os resultados que o projeto está gerando. "Um deles é o fortalecimento da classe produtora do agronegócio. Sem dúvida, a partir do momento em que o Sindicato Rural estiver fortalecido e atuante no cenário, os frutos serão colhidos em toda a sociedade e isso só será possível com uma mudança de hábito, atitudes e planejamento para atingir os objetivos", comenta Juliana.
De acordo com o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, o projeto já está melhorando o trabalho nos Sindicatos Rurais. "Os 58 sindicatos que já receberam o PDS estão desenvolvendo as ações e metas definidas durante o planejamento estratégico. Percebemos que a maior dificuldade do sistema sindical é mobilizar e atrair novos sócios, além de melhorar a comunicação interna. Este é trabalho contínuo e a partir deste plano queremos que os sindicatos se desenvolvam ainda mais e melhorem o trabalho de representatividade dos produtores rurais".
O presidente do Sindicato Rural de Barra do Bugres e diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, comenta que após o planejamento estratégico realizado em seu sindicato, uma das metas prioritárias estabelecidas foi melhorar a comunicação entre os associados e identificar quais serviços o sindicato pode oferecer aos sócios. "Em nosso município temos pequenos, médios e grandes produtores. O nosso foco é prestar serviços para os pequenos e médios que têm mais dificuldades em contratar serviços como de contabilidade e também assistência técnica. O PDS nos ajudou a definir que estas são nossas prioridades e já estamos trabalhando nisso", conta Romanini.
Próxima rodada - Nos dia 11 e 12 de setembro, O PDS inicia a sétima rodada, pela regional de Juína. Em outubro, será a vez das regionais de Querência e Cuiabá. Acompanhe todas as informações pelo Blog do Sistema Famato.
A Famato é a entidade que representa os Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Senar-MT e o Imea, forma o Sistema Famato.
Fonte: Famato
◄ Leia outras notícias