Outros

PAA é exemplo para Gana combater insegurança alimentar

Uma delegação do governo de Gana esteve, nesta sexta-feira (26), na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília


Publicado em: 29/07/2013 às 09:30hs

PAA é exemplo para Gana combater insegurança alimentar

A delegação, liderada pelo ministro de Alimentação e Agricultura do país africano, Clemente Kofi Humado, veio conhecer políticas que servirão de exemplo para combater a insegurança alimentar, em especial a execução do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA).

Segundo Humado, o governo ganês trabalha com os ministérios de Relações Exteriores e de Desenvolvimento Agrário para estabelecer um acordo de cooperação com o Brasil, incluindo a participação da Conab para troca de experiência nas áreas de política agrícola, abastecimento e segurança alimentar. “Nós começamos um programa há dois anos. Agora temos que trabalhar para formar uma rede que trabalhe efetivamente, desde a produção até o destino final”, afirmou o ministro.

O presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, lembrou a evolução do PAA em 10 anos de execução. “O atual desafio é agregar valor à produção dos agricultores familiares atendidos pelo PAA”, ressaltou. Para entender melhor o funcionamento do programa, a missão africana visitou a cooperativa Rede Terra, fornecedora de produtos, e uma entidade de assistência social beneficiada pelas doações dos alimentos adquiridos pela Conab.

Ações de regulação de mercado

Além da questão da segurança alimentar, os representantes do governo de Gana também demonstraram interesse em conhecer a expertise brasileira em abastecimento desenvolvida pela Companhia.

Para o ministro de Alimentação e Agricultura ganês, o país tem a intenção de atuar no sentido de garantir uma remuneração mínima aos produtores e também auxiliar na regulação de mercado.

Fonte: CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento

◄ Leia outras notícias