Publicado em: 02/03/2012 às 15:40hs
A empresa acredita que em 2013 estará nas terras de muitos produtores, tanto no estado RS, como também em SC e PR.
A cultivar Ametista teve seu pré-lançamento em 2011, sendo divulgada em vários dias de campo e despertou o interesse dos produtores, que lá estiveram. Segundo o engenheiro agrônomo da OR Melhoramento de Sementes, Rodrigo Oliboni, esta cultivar é indicada para todas as regiões tritícolas do RS, SC e PR, e destinada para produtores que buscam altos rendimentos de produtividade aliado a excelente qualidade industrial.
Qualidade
Grão de textura dura, a cultivar Ametista atende a nova classificação de trigo como pão melhorador, de acordo com a Instrução Normativa que entrará em vigor a partir de 1º de Julho de 2012.
Produtividade
Segundo a equipe técnica da OR Sementes de Passo Fundo/RS, em ensaio realizado em Coxilha 2011, com diferentes doses de nitrogênio, o rendimento médio de 3 repetições da cultivar Ametista variou de 5.371 Kg.ha-1 com duas aplicações de N em cobertura a 6.010 Kg.ha-1 com três aplicações de N em cobertura, atingindo rendimento máximo por parcela de 6.911 Kg.ha-1.
A cultivar de trigo Ametista estará no ano de 2013 disponível para comercialização, pois obteve ótimas respostas de produtividade e qualidade demonstrando potencial de Trigo Pão-Melhorador, em função de boas práticas de manejo, adubação equilibrada e controle fitossanitário, sendo recomendada para lavouras com alto nível tecnológico, oferecendo ao produtor alto potencial produtivo e estabilidade em qualidade.
Fonte: OR Sementes
◄ Leia outras notícias