Publicado em: 05/06/2012 às 17:20hs
Entre os meses de janeiro e abril último a Polícia Federal, em ações conjuntas com polícias estaduais e órgãos do Governo Federal, apreendeu 8,3 toneladas de agrotóxicos ilegais no País. Cerca de 90 pessoas foram detidas nas principais regiões agrícolas brasileiras, e devem responder pelos crimes de contrabando, sonegação fiscal e crime ambiental.
No Rio Grande do Sul, a Operação Salamanca resultou na aplicação de pesada multa ao proprietário de uma fazenda, autuado pelo IBAMA, no valor de R$ 4,2 milhões.
Outras 4 operações ocorreram nos estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com a participação das polícias militares, Receita Federal e Secretarias Estaduais de Agricultura. Em São Paulo, foi realizada a Operação Paracelsus.
Desde 2001, foram recolhidas pelas autoridades brasileiras quase 460 toneladas de agrotóxicos ilegais, com a detenção de 913 suspeitos. Até agora, há 40 condenações aplicadas pela Justiça. Do total apreendido quase 320 toneladas já foram incineradas.
Disque-Denúncia: 16 mil chamadas
A campanha nacional contra os agrotóxicos ilegais mantém um serviço Disque-Denúncia (DD), criado para dar suporte à ação das autoridades, que já recebeu mais de 16 mil chamadas. O número é 0800-940-7030 e a ligação, grátis. As denúncias são repassadas diretamente às autoridades policiais. O DD não utiliza identificadores de chamada ou “binas” e não solicita ao denunciante que se identifique – a denúncia é anônima.
Fonte: Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias