Outros

Ocepar é convidada para debater problemas na avicultura do Paraná

Os problemas enfrentados pela avicultura no Paraná serão tema de uma audiência pública, no dia 3 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Paraná


Publicado em: 28/11/2012 às 10:00hs

Ocepar é convidada para debater problemas na avicultura do Paraná

“Esperamos que as cooperativas do Paraná possam se unir aos parlamentares para que possamos achar uma solução o mais rápido possível para as dificuldades afetam esse setor”, disse o deputado estadual Nelson Luersen que, juntamente com o deputado Teruo Kato, esteve na manhã desta terça-feira (27/11), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. “Viemos convidar o presidente João Paulo Koslovski e, por extensão, todas as cooperativas e produtores cooperados para que compareçam a essa importante reunião que irá contar também com a participação de deputados federais e estaduais. A ideia é que possamos juntos encontrar um caminho para que esse segmento possa melhorar a sua situação atual”, disse o deputado Teruo Kato.

Apoio – Segundo o parlamentar, durante a audiência serão debatidas diversas propostas para solucionar a crise do setor avícola, entre as quais, a oferta por parte do governo federal de recursos para capital de giro, com juros subsidiados. “Queremos contar com o apoio do governo, como vem sendo feito com outros segmentos, a exemplo do setor de automóveis,  beneficiado com a redução de IPI, e do segmento da linha branca, atendido com recursos subsidiados”, disse.

Dificuldades – O deputado Luersen lembra que os problemas na avicultura começaram com a elevação nos custos das commodities agrícolas, principalmente, soja e milho, com impactos diretos no custo da ração. “Os problemas estão mais concentradas na região de Capanema, onde um abatedeouro está atravessando um momento de muita dificuldade. Uma situação que prejudica mais de 400 produtores integrados que investiram e financiaram junto aos bancos e agora estão numa situação bastante complicada. Há também aproximadamente 1.100  funcionários que ficarão desempregados com o fechamento da unidade”, disse.

Promoção – A audiência no dia 3 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Paraná, é organizada Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar, que tem como presidente a deputada Luciana Rafagnin, pela Comissão de Indústria e Comércio, cujo presidente é o deputado André Bueno, pela Comissão da Agricultura, presidida pelo deputado Hermas Brandão Júnior, pelo Bloco Agropecuário, presidido pelo deputado Pedro Lupion, e pela Frente Parlamentar do Cooperativismo, presidida pelo deputado Teruo Kato.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA OCEPAR/SESCOOP-PR

◄ Leia outras notícias