Publicado em: 05/03/2012 às 16:20hs
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em colaboração com o Fundo Geral de Cooperação da Espanha, financiará, dentro do Programa MAP, projetos e estudos de pesquisa para melhorar políticas financeiras e de desenvolvimento do setor privado na América Latina e no Caribe.
O MAP lançou sua 3ª Chamada de Propostas em 1 de março de 2012 com o tema: Novos instrumentos financeiros para o setor agrícola na América Latina e Caribe.
As propostas devem abordar atividades que financiem intervenções específicas voltadas a melhorar a gestão de risco financeiro no setor agrícola, a fim de reduzir a volatilidade de preços, melhorar as capacidades produtivas e a estabilidade fiscal. Podem incluir atividades relacionadas ao desenvolvimento do mercado de derivativos, seguros da carteira, técnicas de classificação de crédito para bancos públicos e rurais, esquemas de financiamento para cadeias de valor agrícolas, entre outros.
Dois tipos de propostas serão considerados:
Os projetos serão avaliados levando em conta o caráter inovador, a capacidade de gerar impacto e documentá-lo empiricamente e a qualidade geral da proposta. O BID publicará os resultados obtidos com os subsídios do MAP em suas publicações de pesquisa. Idealmente, as atividades e pesquisas financiadas deverão ser implementadas em menos de um ano.
O MAP financiará atividades propostas por instituições governamentais, pesquisadores e outros sobre os temas específicos, por meio de um instrumento de subsídios. Para esta chamada,o MAP incentiva especialmente ministérios de finanças e agricultura e bancos públicos e rurais a apresentarem suas propostas e ideias de projetos. As propostas serão avaliadas por especialistas da Divisão de Mercados de Capital e Instituições Financeiras do BID, em coordenação com o Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN) e o Departamento de Pesquisa do BID.
Para apresentar propostas, visite a página do MAP. O prazo para inscrições termina em 15 de maio de 2012. Para mais informações, não hesite em contatar MAP@iadb.org.
Fonte: Banco Interamericano de Desenvolvimento
◄ Leia outras notícias