Outros

Novo Diretor do NEAD reafirma compromisso de parceria com IICA

O historiador Roberto Nascimento visitou a sede do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura no Brasil e falou de sua expectativa sobre o trabalho desenvolvido por ambas instituições em favor do desenvolvimento no campo


Publicado em: 23/01/2013 às 14:40hs

Novo Diretor do NEAD reafirma compromisso de parceria com IICA

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil recebeu hoje, a visita do historiador Roberto Nascimento, que assumiu pela manhã o cargo de Coordenador do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em cerimônia realizada em Brasília, com a presença do ministro Pepe Vargas.
 
Roberto apresentou-se e contou que é natural da cidade Cruz Alta, no estado do Rio Grande do Sul, graduado pela Universidade de Caxias do Sul, com mestrado e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Contou ainda, que faz parte da secretária executiva do Conselho Nacional do Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).
 
No encontro com o Representante do IICA no Brasil, foi acompanhado por Joaquim Soriano, o então ex-coordenador do NEAD. Joaquim lembrou dos casos de sucesso alcançados pela parceria do Instituto com o NEAD.
 
“A parceria entre o IICA e o NEAD é antiga e muito significativa. Enquanto estive na diretoria pudemos avançar em estudos pioneiros e estudos na ponta do conhecimento, sempre com o objetivo de compreender melhor o Brasil para ter uma política pública mais adequada para melhorar a vida do povo do campo”, afirmou Soriano.
 
Joaquim destacou os projetos desenvolvidos nos últimos anos. “Destaco o projeto que fizemos sobre Territórios, outro sobre A Nova Cara da Pobreza Rural e o atual Repensando o Conceito de Ruralidade no Brasil”.
 
“O trabalho desenvolvido com o IICA tem rendido excepcionais estudos na busca da compreensão da realidade da Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Territorial, enfim dos elementos econômicos e sociais que tratam da vida no campo. A expectativa é manter o alto nível do trabalho que vem sendo realizado e cada vez mais aperfeiçoar para ir além de produzir os estudos, mas tratar de difundir e fazer chegar ao homem do campo, e saibam como estes produtos podem melhorar a vida deles no campo”, disse o novo Coordenador.
 
O NEAD produz e apoia estudos dedicados a subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural. Funciona, também, como espaço de articulação institucional e de interlocução com centros de pesquisa, movimentos sociais e outros organismos estatais que atuam na área, buscando estimular a ampliação do envolvimento dos atores sociais nos espaços de gestão das políticas de reforma agrária.
 
Mais informações, cristina.costa@iica.int

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias