Outros

Nova diretoria do CFMV preocupa-se com venda indiscriminada de remédios veterinários

A nova gestão do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para o triênio 2012/2014 espera avançar na regulamentação para a aquisição de produtos da linha veterinária no mercado nacional e a obrigatoriedade do receituário veterinário para alguns produtos


Publicado em: 05/01/2012 às 15:45hs

Nova diretoria do CFMV preocupa-se com venda indiscriminada de remédios veterinários

Essas serão parte das propostas da nova diretoria do CFMV, composta Benedito Fortes de Arruda, na presidência e Eduardo Luiz Silva Costa como vice-presidente; Antonio Felipe Paulino de F. Woulk como secretário-geral e na tesouraria Amilson Pereira Said. A cerimônia de posse foi realizada no final de dezembro.

De acordo com o presidente, o CFMV espera retomar as conversas com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, como também, avançar nos entendimentos que existem com o Ministério da Saúde para “que consigamos obter uma portaria interministerial de regulamentação para aquisição de produtos veterinários”, comentou Arruda. Ele enfatiza que o CFMV conta com apoio da indústria e também dos profissionais de Medicina Veterinária.

Segundo o presidente, a preocupação com o uso desregulado implica na possível  contaminação dos alimentos e subprodutos de origem animal. “Essas ocorrências já afetaram até a nossa economia com a paralisação de exportações para alguns países por encontrarem resíduos na carne”, lembra Arruda. Ele acredita que com maior controle e com a supervisão do Médico Veterinário problemas como esses serão evitados. Além disso, o consumidor interno terá ainda um melhor padrão de qualidade de seus produtos.

Outras propostas – A nova diretoria do CFMV investirá ainda em ações para a formação profissional, desde os acadêmicos até aqueles que já atuam no mercado. Entre as ações, Arruda cita a maior aproximação com Ministério da Educação; continuidade das consultorias aos coordenadores de curso por comissões do CFMV. Também espera buscar o reconhecimento do governo federal para a residência uni-profissional em Medicina Veterinária entre outras ações. No novo portal CFMV que será lançado também estão previstos cursos virtuais para atualização dos profissionais que já atuam no mercado de trabalho.

O CFMV continuará, também, com o seu papel de atuação efetiva junto ao congresso nacional e demais esferas do governo federal. “Estamos atentos às mudanças na legislação para as propostas que afetam a Medicina Veterinária e Zootecnia para nossa atuação junto aos parlamentares”, afirmou Arruda.

Fonte: Assessoria de Imprensa CFMV

◄ Leia outras notícias